Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Luan Santana parte em defesa do rádio durante programa Domingão do Faustão

Por Comunicação. Publicado em 17/08/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:54.

A polêmica envolvendo a afirmação da diretora-geral de operações da VEVO no Brasil, Fátima Pissara, e o manifesto da AERP continua repercutindo no rádio e no meio musical. Ontem (16) o cantor Luan Santana, que teve seu nome citado na afirmação da diretora da Vevo e na carta da AERP, destacou a importância do rádio na vida dos artistas brasileiros. Isso ocorreu durante a participação ao vivo do cantor no programa “Domingão do Faustão”, transmitido pela TV Globo. A polêmica foi gerada a partir da citação de Pissara, diretora da VEVO que afirmou que trabalhar músicas no rádio é uma “tendência antiga”. A AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) emitiu um manifesto que refuta a afirmação, carta que foi publicada com exclusividade pelo Tudo Rádio.

Luan-Faustão

Na participação de ontem na TV Globo o cantor afirmou que a música “Escreve aí” está há vinte semanas em primeiro lugar nas paradas musicais do Brasil. A partir disso Luan Santana citou a importância do rádio nessa marca, agradecendo aos fãs e aos radialistas. O artista voltou a sua fala a Fausto Silva, lembrando que o apresentador tem sua origem profissional no rádio. “Você vem do rádio, você sabe que o rádio hoje mesmo com todas as redes sociais, uma surgindo a cada dia, o rádio ainda permanece (…) uma das invenções mais antigas que a gente tem e é o jeito que o povo mais procura para ouvir música ainda. Então, eu acho que o rádio, sem dúvida, faz parte da vida das pessoas e se não fosse ele a gente artista não era nada”, afirma Luan Santana.

Na quinta-feira (13) passada, a assessoria do cantor manifestou apoio ao meio, afirmando não concordar com a citação da diretora-geral de operações da VEVO. “Não podemos compartilhar dessa opinião; isso é uma opinião dela. A gente é parceiro do rádio e vai continuar sempre com essa parceria”, diz o áudio enviado à AERP.

O manifesto da AERP que foi publicado pelo Tudo Rádio na última quarta-feira (12) alcançou um dos maiores índices de audiência do portal e repercutiu em todo o meio rádio. “Ao tempo em que respeitamos a diversidade de opiniões e estratégias comerciais, acreditamos que o atual momento da mídia brasileira – e mesmo mundial – pressupõe algo muito além de processos ou conceitos antigos. A rivalidade entre os meios já não se aplica mais. Não se trata de ser “muito rádio e TV”. Temos a convicção de que o mercado brasileiro entende que a publicidade hoje, assim como a comunicação, tem de ser multiplataforma, multiconteudista e multidimensional.”, ressalta o manifesto.

Além do Tudo Rádio, o manifesto foi publicado pela fanpage da Rede Massa FM, o compartilhamento da notícia ainda envolveu mais de 160 mil pessoas interessadas em saber por que a associação paranaense de emissoras e o artista Luan Santana tiveram que se posicionar a favor do respeito e da colaboratividade entre os meios de comunicação.

Clique aqui para ler o manifesto na íntegra.

VÍDEO: Veja também a citação de Luan Santana durante sua participação na TV Globo. Clique aqui (a partir do 4’10”).

Por Tudorádio.com