Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Veículos de comunicação ajudam a checar veracidade de informações na internet

Por Comunicação. Publicado em 02/08/2018 às 16:30.

Duas iniciativas lançadas nas últimas semanas reúnem jornalistas de vários veículos de comunicação que farão um monitoramento diário sobre as mensagens postadas e compartilhadas em redes sociais e em aplicativos de mensagens para esclarecer se a informação é verdadeira ou falsa: o serviço de checagem “Fato ou Fake” e o projeto “Comprova”.

A proposta do “Fato ou Fake”, lançado nesta semana pelo Grupo Globo, é identificar as mensagens que circulam na internet e causam desconfiança e esclarecer o que é real e o que é falso. Além de verificar as informações, o serviço acompanhará os desdobramentos dos discursos políticos neste período eleitoral.

A partir de 6 de agosto, o projeto Comprova, que reúne outros 24 veículos de comunicação, vai acompanhar e receber publicações na internet que estejam viralizando para checar sua veracidade.

A iniciativa tem sua origem no grupo First Draft, da universidade de Harvard, que já organizou uma coalizão semelhante no ano passado, durante a eleição presidencial francesa. O Comprova visa diminuir o impacto da propagação de boatos durante o período eleitoral, focando em tópicos específicos como candidaturas, reformas estruturais e debates presidenciais.

Os jornalistas participantes do Comprova vão usar ferramentas de monitoramento online que conseguem prever o ritmo de crescimento do alcance de um determinado post nas próximas horas, o que possibilita a avaliação da necessidade de checagem. Os boatos checados serão monitorados nas principais redes sociais do país, como Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram.

Fonte: tudoradio.com