Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias – Chega ao fim rebelião da cadeia de Ibaiti

Por Jornalismo. Publicado em 15/08/2018 às 15:44.

Muita nebulosidade na quinta-feira sobre o Paraná e a possibilidade de chuvas isoladas. Com o deslocamento de um ar menos aquecido e do céu mais nublado, as temperaturas durante o dia pouco se elevam e a sensação é de um pouco mais de frio. Jacarezinho tem variações de 12 a 21ºC. Rio Negro amanhece com 6ºC e a máxima chega aos 18. Laranjeiras do Sul e Cascavel tem mínimas de 8ºc e máximas de 23. Umuarama e Maringá têm mínimas de 11 e máximas de 23ºC e Foz do Iguaçu tem mínima de 9 e máxima de 24ºC.

Chegou ao fim a rebelião da cadeia de Ibaiti, no norte pioneiro do Estado. A ação durou mais de 12 horas e resultou com a fuga de 28 detentos. Algumas equipes de segurança fazem buscas na região para encontrar os fugitivos. Por causa dos danos provocados pela rebelião, 33 presos vão ser transferidos para uma unidade de Cornélio Procópio, os outros vão permanecer em Ibaiti. A cadeia que tem capacidade para 30 internos, no início da rebelião abrigava 161 detentos.

Os trabalhadores que têm direito ao PIS e ao Pasep vão poder sacar seus recursos até o dia 28 de setembro. Pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro. Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. É importante lembrar que têm direito ao saque àquelas pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988.

Após a morte de três pessoas no acidente provocado por um preso que usufruía da saída temporária de Dia dos Pais, no último domingo em Brasília, alguns senadores querem mudar regras para essas saídas temporárias dos presos. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisa vários projetos que alteram os critérios e até mesmo acabam com a concessão do benefício. Os projetos estabelecem que a concessão da saída temporária seja individualizada e fundamentada pelo juiz para cada preso, em cada situação. A intenção é evitar a saída de presos que não tenham o comportamento devidamente acompanhado. Atualmente, a Lei de Execução Penal autoriza até 35 dias de “saidão” durante o ano. A concessão depende dos juízes que acompanham a execução penal. Normalmente o benefício é concedido em datas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.