Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Presa quadrilha que atuava dentro de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida

Por Jornalismo. Publicado em 09/08/2018 às 18:02.

A operação policial em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, deflagrada nesta quinta-feira, prendeu 14 pessoas de uma quadrilha suspeita de homicídios e de tráfico de drogas que atuavam dentro de um condomínio.  Desde 2012 aconteceram mais de 40 casos de homicídios dentro do conjunto habitacional. A investigação levou dois anos e comprovou que esta quadrilha comandava o condomínio. Eles roubavam os moradores e com o dinheiro davam continuidade às atividades criminosas. O condomínio faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e conta com 596 moradias. Muitas famílias abandonaram os imóveis por medo. O delegado de São José dos Pinhais, Michel Carvalho, fala sobre as famílias que viviam no condomínio.

A ação policial cumpriu 20 mandados judiciais, sendo 14 de prisão e seis de busca e apreensão. Oito destes mandados de prisão eram contra pessoas que já tinham sido presas durante a investigação. O chefe desta organização criminosa é Paulo Monteiro. Ele responde a mais de 10 homicídios e está preso na Penitenciária Estadual de Piraquara. Paulo foi condenado a mais de 80 anos de prisão em regime fechado. Ele é membro de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do país, era ele quem ditava as regras para o condomínio. Michel Carvalho explica como aconteciam as práticas dos crimes.

A partir de agora, o condomínio será monitorado pela Guarda Municipal. A prefeitura do município junto à Caixa Econômica Federal e a Copel estão cientes da problemática e farão fiscalizações para que as leis possam ser respeitadas.