Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Abert financia mais 500 aplicativos exclusivos para rádios

Por Comunicação. Publicado em 15/05/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:49.

A Abert abriu mais 500 licenças gratuitas para rádios que desejam ter o seu próprio aplicativo para celulares e tablets. A iniciativa é parte do Projeto Mobilize-se, lançado em março pela entidade em parceria com as associações estaduais de radiodifusão.

As emissoras interessadas em ganhar um app exclusivo e personalizado devem acessar o site do projeto e preencher um cadastro.

Com as novas licenças, sobe para mil o número de aplicativos financiados pelo Mobilize-se. Desde o lançamento do projeto, 500 emissoras de rádio garantiram gratuitamente os seus apps customizados. Agora, mais 500 terão a oportunidade de oferecer ao ouvinte acesso à programação de rádio em dispositivos móveis.

No primeiro trimestre de 2015, as vendas de smartphones cresceram 33% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um total de 15,6 milhões aparelhos comercializados, segundo dados do IDC. Com o resultado, os smartphones representam hoje 95% do mercado total de celulares.

Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, os números revelam que as rádios devem saber aproveitar esse hábito intenso de uso de tecnologia pelos brasileiros e investir em um aplicativo mobile para atender ou mesmo expandir a sua audiência.

“Uma ferramenta interativa facilita e estreita o canal de comunicação com a audiência das rádios. Os apps vieram para ficar e podem beneficiar as emissoras. Definitivamente, o financiamento de aplicativos pela Abert é uma oportunidade que as rádios não podem deixar escapar”, afirma Slaviero.

De acordo com Slaviero, a meta é aumentar consideravelmente o número de emissoras comerciais que possuem apps para dispositivos móveis. Até o início do ano, das 4,6 mil emissoras existentes no país, 1.393 possuíam apps. Dois meses depois do lançamento do Mobilize-se em março, esse número saltou para mais de 1,8 mil. E, com mais 500 licenças gratuitas, as rádios comerciais que fazem uso de apps no país devem chegar a 2,4 mil.

INTEGRADOR DE RÁDIOS

O Mobilize-se prossegue cadastrando rádios no aplicativo próprio da Abert- o integrador de rádios. As emissoras interessadas em fazer parte desse app devem preencher um formulário simples. Basta informar o nome da emissora, CNPJ, site, link do streaming e e-mail. O cadastro é gratuito.

Qualquer emissora que disponibilize programação na internet via website pode fazer parte do integrador Abert. O app oferece ao ouvinte a facilidade de encontrar estações de todo o país, com busca rápida e intuitiva por gênero, estado, cidade, região e geolocalização.

Em breve, o integrador de rádios também será disponibilizado em um portal na internet para que o ouvinte possa acessar as estações cadastradas a partir de desktops e laptops.

Fonte: Abert