Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anatel publica resultado de consulta pública sobre a migração das AMs em Minas Gerais

Por Comunicação. Publicado em 07/08/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:53.

anatelA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quarta-feira, (5), no Diário Oficial da União (DOU) o resultado da consulta pública sobre a migração das emissoras AMs para o dial FM. A chamada foi feita em Consulta Pública nº 13 de 3 de junho. O diário confirma exclusões de rádios ociosas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

O procedimento de efetivação da consulta pública praticado pelo Ato Anatel Nº 4919, de 3 de agosto valida as alterações propostas na Consulta Anatel Nº 13/2015. De acordo com o ato publicado nesta quarta-feira, 85 canais do atual PBFM foram excluídos para dar lugar a 91 novos. A exclusão dos canais levou em conta a extinção de canais vagos FM, para os quais não havia Edital de Concorrência Pública, nem emissoras outorgadas.

Vale ressaltar que Plano Brasileiro de Canais de Frequência Modulada tem mais de quatro mil canais FM vagos, sem ao menos proposta de edital e que são objeto de utilização na migração. Esses canais também estão passando por consulta pública para o mesmo trâmite. A lista que foi publicada hoje contempla uma frequência em Goiás e oito no estado de São Paulo. Das frequências confirmadas, estão as que atendem a municípios de Minas Gerais que não irão para o dial estendido.

Apenas o Rio Grande do Sul não teve consulta pública referente à migração das rádios AMs. São Paulo já passou pela consulta e espera agora a confirmação das sugestões que foram feitas pelos interessados.

Um dos maiores entraves da migração, além dos jurídicos e de pontuação nos editais de concorrência, é a definição do preço mínimo pela outorga ou ainda a definição de um valor mais adequado ao mercado de radiodifusão. O processo de migração segue de acordo com a previsão do Ministério das Comunicações. Diversas audiências públicas estão sendo realizadas e as propostas estão sendo feitas em diversas partes do Brasil.

Confira a lista de canais publicada no Diário Oficial da União. Clique aqui.
Fonte: Portal Tudo Rádio