Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Caixas inteligentes alavancam audiência do rádio

Por Comunicação. Publicado em 14/06/2017 às 00:00.

A tecnologia vem transformando absolutamente tudo ao nosso redor. A forma como nos comunicamos, o jeito de consumir conteúdo, o compartilhamento de histórias diárias e, claro, a forma como ouvimos músicas.

A Amazon, o Google e a Apple lançaram um novo produto. Trata-se de uma caixa de som que não apenas toca música, mas também obedece a comandos do usuário e traz informações sobre clima, lembretes de agenda, entre outras funções. Por meio dos comandos de voz, o usuário pode pedir uma música, uma rádio, perguntar sobre as notícias do dia ou mandar mensagens de texto.

Nas casas conectadas, será possível até ligar e desligar luzes ou controlar a temperatura ambiente, apenas falando.
A pesquisa Getting Vocal 2017 mostrou que os proprietários da caixa amplificada inteligente no Reino Unido, ouvem mais rádio e serviços de música. Perguntados se eles ouviam rádio mais ou menos frequentemente depois que compraram a caixa de som inteligente, 71% dos entrevistados responderam que sim, ouvem mais.

imagem 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rádio e músicas são as aplicações dominantes

Dentre os usuários diários do Echo, 91% ouvem rádio ou músicas on-demand através do dispositivo.

Neste universo, o rádio é o serviço acessado pelo maior número de pessoas (77%). Em termos de quantidade de horas, o rádio é também o primeiro colocado, com 72% do total do tempo de áudio consumido.

(Fonte: ZYDigital)

imagem 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

imagem 3