Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Campanha mundial promoverá ativação do chip FM em celulares

Por Comunicação. Publicado em 23/05/2018 às 00:00.

O Conselho Diretor da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) aprovou em reunião realizada em Brasília, na última semana, o lançamento de uma campanha mundial para promover a ativação do chip FM em telefones celulares.

Especialistas do setor de radiodifusão, como o engenheiro Mario Maniewicz, indicado para o cargo de diretor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), apresentaram as experiências dos vários países com os novos dispositivos para a recepção de conteúdo de rádio e televisão.

Com a participação de mais de 20 empresários de rádio e televisão de países das três Américas, o encontro semestral, organizado em parceria com a ABERT, também aprovou uma declaração contra a proliferação de notícias falsas e de conteúdo enganoso, disseminados, na maioria das vezes, por meio de redes sociais e plataformas digitais. 

As violações à liberdade de expressão, bem como o contexto de violência e criminalização contra jornalistas e meios de comunicação também foram debatidos no encontro, que adotou resoluções sobre a questão no Peru, Venezuela, Nicarágua e México.

A reunião foi comandada pelo presidente da AIR, José Luis Saca e contou com a participação do diretor geral Juan Andrés Lerena, além do presidente da ABERT e do Comitê Jurídico da AIR, Paulo Tonet Camargo, do vice-presidente da AIR, Flávio Lara Resende, e do membro do Conselho Diretor da AIR, Roberto Franco.

O grupo também foi recebido pelo presidente Michel Temer em almoço no Palácio do Itamaraty.

Com informações da ABERT