Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ceará tem a primeira rádio AM a tornar-se FM

Por Comunicação. Publicado em 21/03/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:04.

Ministro André Figueiredo dá entrevista na primeira transmissão em FM da Nova Rádio. FOTO: MCMinistro André Figueiredo dá entrevista na primeira transmissão em FM da Nova Rádio Progresso. FOTO: MC

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou, na última sexta-feira (18), em Juazeiro do Norte (CE), do início da transmissão do primeiro veículo a concluir a migração do AM para o FM. No evento da Nova Rádio Progresso, o gestor da pasta ratificou a importância do processo de alteração de faixa para garantir maior qualidade e menor interferência na transmissão.

Ao ratificar que o tema era uma demanda prioritária do setor de radiodifusão, André Figueiredo destacou que a migração acompanha a tendência mundial de integração de equipamentos. “O público também poderá acompanhar toda a programação a partir dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isso faz a diferença em um momento onde a tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros”, explicou, ao apertar o botão que iniciou a operação do veículo em FM na região do Cariri.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM no Brasil. Desse total, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração neste ano de 2016. Outras 437 emissoras terão de aguardar a liberação de espaço na nova faixa, o que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. No Ceará, serão, ao todo, 56 rádios contempladas.

O diretor-presidente da rádio, Antonio Firmino, disse que a radiodifusão alcança um novo patamar com a ampliação do FM no Brasil. “Juazeiro do Norte desponta não somente no desenvolvimento econômico, mas também no setor de comunicação. O comprometimento do Ministério faz diferença para a evolução desse setor”, concluiu.

Mudança

No mês passado, o MC começou a emitir os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa. Os valores para começar a transmitir a programação em FM variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Após a quitação do boleto pelo radiodifusor, o Ministério emite o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.

Fonte: Ministério das Comunicações