Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Confira entrevista com o novo presidente da Aerp, Alexandre Barros

Por Equipe AERP. Publicado em 22/02/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:03.

À frente da Aerp desde 1º de fevereiro deste ano, o novo presidente da Associação, Alexandre Barros, respondeu a algumas perguntas elaboradas pelo Portal Aerp para que os radiodifusores conheçam um pouco mais sobre esta nova gestão.

De Maringá, norte do estado, Carlos Alexandre Rocha Barros é diretor do Grupo Maringá FM. Consciente da realidade da radiodifusão paranaense, já fez parte da diretoria da Associação e foi presidente do Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Televisão do Paraná (Sert-PR). Com importante conhecimento sobre os atuais desafios do setor, Alexandre Barros acredita que o maior deles seja garantir que o FM esteja presente em todos os aparelhos de celular. Confira abaixo a entrevista completa.

 

ALEXANDRE BARROSPortal Aerp: Como teve início seu envolvimento com a radiodifusão?

Alexandre Barros: Meus amigos brincam e dizem que eu nasci dentro de uma rádio. Isso tem um fundo de verdade, pois em 1964, ano em que nasci, meu pai, o primeiro locutor de rádio de Maringá, comprou sua primeira emissora de rádio.
Portal: Quais são suas maiores bandeiras à frente da Aerp?

Alexandre: Dar solução para as grandes demandas da radiodifusão, como a Voz do Brasil, por exemplo. Mas, meu principal foco será lutar para garantir que as emissoras de rádio sejam contempladas no PPB da Telefonia Celular. Isso garantirá que todos os aparelhos de celular vendidos no Brasil tenham um receptor de FM.
Portal: Qual seu primeiro desafio?

Alexandre: Foco total em acompanhar o processo de migração.

Portal: Como avalia o processo de migração do AM para o FM?

Alexandre: É necessário e vital para as rádios de Onda Média (AM). Uma grande conquista. Entretanto, precisamos encontrar um equilíbrio para que as FMs já instaladas não sejam prejudicadas.

Portal: Em meio à crise econômica e política do ano, como vê o desenvolvimento do setor em 2016?

Alexandre: Se trabalharmos com criatividade e foco nos pontos fortes do nosso negócio, tudo indica que a crise terá impacto reduzido em nosso setor.

Portal: Sendo de Maringá, pretende ampliar a inserção da AERP no interior do estado?

Alexandre: Com toda certeza. Daremos continuidade nos Encontros Regionais e também pretendo criar grupos de trabalho com jovens radiodifusores de todo o estado.

Portal: Em cenário da convergência de mídias, o rádio mais uma vez tem buscado se reinventar. Acha que o mercado publicitário percebe este novo momento?

Alexandre: Não tenho dúvidas que o rádio é o veículo que melhores condições tem para se adaptar ao processo de convergência e digitalização dos meios.