Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Conheça 5 estratégias de marketing para pequenas rádios

Por Equipe AERP. Publicado em 29/03/2017 às 00:00.

O marketing é uma atividade necessária tanto para empresas que querem crescer, quanto para manter o público. No ramo da comunicação, o marketing para pequenas rádios é indispensável para manter o canal vivo em um mercado tão competitivo.

Além de atrair ouvintes, a rádio precisa conseguir clientes para realizarem a divulgação e aumentar a receita do negócio. Quer saber mais? Então confira as dicas que separamos para você promover seu canal!

1. Ações digitais

A ação digital é uma excelente maneira de produzir conteúdos relevantes para o seu público com um baixo investimento e alto retorno. Para isso, é preciso criar perfis oficiais nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc).

Escolha uma pessoa para administrar todas as contas e estabelecer um relacionamento com os ouvintes. Aproveite para anunciar as novidades da programação, divulgar ações promocionais e possibilitar a participação na escolha das músicas.

Outra maneira muito interessante de aproximar dos clientes e expandir a participação no mercado, é criar um site ou um blog para compartilhar informações e disponibilizar a transmissão.

2. Promoções

Como incentivar os ouvintes a participarem ativamente do programa e aumentar a divulgação de uma marca? A resposta está nas promoções realizadas durante as transmissões.

Uma boa dica é chamar o público para participar no início de um programa e, ao final de uma transmissão, sortear um par de ingressos, por exemplo. A premiação deve ser de acordo com o perfil das pessoas que escutam sua rádio.

As ações podem acontecer após uma sequência de músicas e solicitar que o ouvinte diga qual foi, sortear com base nos compartilhamentos e marcações do Facebook ou Instagram ou dar dicas para uma pergunta a ser respondida no final do programa.

3. Parcerias

Bancar sozinho as promoções não é um negócio viável para uma pequena rádio. Para conseguir envolver os ouvintes e premiar as participações, o ideal é buscar por parceiros que financiem um brinde em troca da divulgação.

É muito comum encontrar eventos que disponibilizam um camarote ou ingressos para um canal de comunicação, restaurantes que dão cortesia, prestadoras de serviços que oferecem descontos, parques que liberam um passaporte, etc.

Entretanto, é importante que você fique atento aos serviços prestados por esses parceiros e a reputação de cada um. Caso contrário, a ação pode ter um efeito contrário e acabar colocando em risco a credibilidade das promoções.

4. Pacotes diferenciados

Essa é uma estratégia de marketing voltada para as empresas que buscam por uma divulgação. Vale lembrar que, vender um espaço da programação para promover outras marcas, é uma ótima maneira de aumentar a receita da sua rádio.

Tendo como base que um anunciante possui necessidades diferentes do outro, você deve oferecer certa diversidade de pacotes para atender as expectativas de um determinado grupo.

Uma organização de pequeno porte e com pouco capital disponível, vai preferir que o espaço comercial seja utilizado em programas de menor audiência por ser mais barato. Já os grandes investidores, darão preferência ao carro-chefe do canal.

Assim como acontece nas ações voltadas para os ouvintes, o marketing direcionado para as empresas também devem estar de acordo com o perfil dos clientes em potencial.

5. Pós-vendas

Muito se engana quem acredita que o marketing se refere apenas a ação de atração de consumidores. Essa prática também conta com o planejamento, análise de riscos e satisfação do cliente. Por isso o pós-vendas é tão importante.

Ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para a rádio manter seus parceiros e conseguir aumentar o lucro. Sendo assim, é preciso avaliar a satisfação dos contratantes e consumidores através de feedbacks e pesquisas.

Mostrar que a empresa se preocupa com a opinião dos ouvintes e investidores é um dos principais passos para melhorar a conteúdo e fidelizar pessoas.

O que você achou das nossas dicas de marketing para pequenas rádios? Se você gostou, compartilhe agora mesmo esse post em suas redes sociais e mostre para o seu público que sua empresa oferece conteúdos de qualidade!

Fonte: Portal Teletronix