Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Desligamento do sinal analógico de TV é efetivado em Curitiba e região

Por Equipe AERP. Publicado em 01/02/2018 às 00:00.

O sinal analógico da TV aberta foi desligado às 23h59 de quarta-feira (31), para Curitiba e Região Metropolitana. Com isso, a partir de hoje (1), apenas o sinal de TV digital está disponível para Curitiba e mais 26 municípios do Paraná, totalizando 27 cidades.

Em Curitiba, o índice atingiu 91%, suficiente para fazer o desligamento de uma só vez. Em Florianópolis (SC), o índice atingiu 89% e, por isso, o processo começa nesta quarta e vai até 28 de fevereiro. Em Porto Alegre (RS), o índice foi de 88% e, por isso, o desligamento começa nesta quarta e vai até 14 de março.

A posse da nova diretoria e conselho fiscal da AERP, realizada ontem, coincidiu com a data que marca o desligamento do sinal analógico de TV em Curitiba e mais 26 municípios da região. A atuação da AERP neste processo foi lembrada por Ivan Miranda, diretor da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) na região Sul.

“Isso é fruto de um trabalho de cobertura muito bem feito por todas as emissoras, assim como o trabalho de alinhamento que foi feito pela AERP e pela ABERT junto à radiodifusão local. Antes mesmo de entrar no cronograma oficial de desligamento, a AERP já chamava as emissoras para essa discussão”, lembrou.

A transição para o sinal digital nas demais regiões do estado, prevista para ser concluída em novembro de 2018, também foi apontada como um desafio pelo diretor. “Lá teremos o desligamento em 128 municípios. Será trabalho muito grande, mas a experiência adquirida com o processo em Curitiba ajudará bastante”, ressaltou.