Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Destaque Rede AERP: Defesa Civil usará drones para mapear áreas de risco

Por Comunicação. Publicado em 23/05/2018 às 00:00.

O uso de drones para mapear áreas de risco é o tema da coluna “Defesa Civil Informa” desta semana, na Rede AERP de Notícias. Mais práticos e baratos do que uma aeronave convencional, os equipamentos ampliarão a cobertura da defesa civil estadual e diminuirão o tempo de resposta em caso de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e inundações.

“Atualmente, existem drones distribuídos em todas as regionais da Defesa Civil do Paraná. Elas são basicamente utilizadas em duas fases: na preventiva, para levantamento das áreas de atenção e atualização dos planos de contingência, e nas operações pós-desastres”, explica o major Mário Sérgio Garcez da Silva.

Ao todo, são 19 equipamentos doados pela Receita Federal e encaminhados para todas as regionais da coordenadoria no Paraná. Além do Interior, a sede da Defesa Civil, em Curitiba, e o Comando do Corpo de Bombeiros também receberão unidades. A coordenadoria estadual já possuía três drones, que foram utilizados como teste, em operações em Paranaguá e em mapeamento de áreas dos Campos Gerais. Foi depois desses primeiros contatos que surgiu a ideia de ampliar a utilização dos equipamentos.

Por enquanto, a Defesa Civil só utiliza fotos terrestres do local mapeado, o que, conforme o major Garcez da Silva, dá uma visão limitada da área. “Com a foto aérea a tomada de decisão será muito mais assertiva”, disse ele.

“Quando houver desastres naturais teremos a imagem ampliada da área atingida, o que facilitará a criação do plano de resposta e também trará mais segurança aos profissionais”, afirmou. As fotos coletadas serão integradas à base de dados online da instituição.

A coluna “Defesa Civil Informa” é produzida pela Rede AERP de Notícias em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná. Os conteúdos são disponibilizados para as emissoras associadas pelo portal www.redeaerpdenoticias.com.br.

Confira o conteúdo desta coluna:

Com informações da Agência de Notícias do Paraná