Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dia 16/2 é o Dia do Repórter

Por Equipe AERP. Publicado em 16/02/2017 às 00:00.

Hoje é comemorado o dia desse profissional, que tem como missão investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e informações de interesse público. E o rádio tem grande importância nessa trajetória. Os noticiários em rádio chegaram ao Brasil por Edgard Roquete Pinto, considerado “o pai do rádio”. De lá para cá, os repórteres ganharam cada vez mais participação neste veículo. Nós listamos alguns momentos importantes desta história, confira!

Em 1922 foi realizada a primeira transmissão de rádio, quando foi ao ar o discurso do presidente Epitácio Pessoa sobre os cem anos da Independência.

Logo o jornalismo ganhou espaço nas transmissões. Quem não se lembra do Repórter Esso? Entrou no ar, pela primeira vez, em 1941, com um estilo que marcaria para sempre a maneira de levar informação pelas ondas do rádio no país, e ficou no ar por 27 anos ininterruptos. Foram muitos marcos do radiojornalismo, como as transmissões durante a Segunda Guerra Mundial.

Enquanto o jornalismo dava seus primeiros passos no Rádio, o governo de Getúlio Vargas também percebia a importância do veículo para atingir a população. E foi assim que Getúlio criou a Hora do Brasil. O programa, que no início veiculava informações do governo federal e também inserções culturais, tornou-se obrigatório em 1938.

Novidades tecnológicas como o gravador portátil deram mais agilidade à cobertura jornalística e as notícias passaram a ser transmitidas de maneira mais leve, próxima da linguagem falada. Assim, o repórter pode dar ainda mais ênfase ao imediatismo, factualidade, e investigação das notícias. Nosso reconhecimento a todos eles pela importância dessa função e por todo o empenho e dedicação que a profissão exige.