Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Emissoras AM de Curitiba discutem estratégias para migração para o FM

Por Equipe AERP. Publicado em 09/03/2018 às 00:00.

Cerca de 20 emissoras de rádio AM de Curitiba e Região Metropolitana que têm interesse em migrar para a faixa atual de FM se reuniram nesta manhã (9/3) na sede da AERP e do SERT-PR para debater estratégias para viabilizar a mudança de frequência.

As reuniões regionais se iniciaram em 26/02, em Curitiba, com a presença de emissoras de todo o Estado. Na sequência, foram realizados encontros em Londrina e em Coronel Vivida, mediados pelo diretor técnico da AERP, Roberto Lang, e pelo engenheiro Elias Augustinho. A AERP e o SERT estão atuando como mediadores nessa interface entre as emissoras de rádio AM do Paraná e o MCTIC e Anatel. No próximo dia 13, a reunião regional será em Maringá e no dia 20, em Foz do Iguaçu.

“Estamos apresentando a possibilidade de ser efetuado um novo estudo de viabilidade e dando todo o suporte técnico para que o maior número de emissoras possa migrar para a faixa atual”, afirmou Elias Agustinho.

As emissoras consultadas poderão indicar uma redução de potência. A mudança para FM é uma reivindicação antiga, pois, ao operar em faixa FM, elas também serão transmitidas pela internet e sintonizadas em dispositivos móveis, com mais qualidade de sinal, maior audiência e mais possibilidades de faturamento. Das 1781 rádios AM no País, mais de 1,4 mil solicitaram a mudança de faixa na 1ª etapa do processo.