Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Encontro Regional de Londrina é marcado por forte participação e integração entre radiodifusores

Por Comunicação. Publicado em 27/04/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:46.

Emissoras de Londrina e região não perderam a oportunidade aberta para reunirem-se e discutirem juntas os caminhos da radiodifusão. Superando expectativas, cerca de 70 profissionais lotaram o auditório que recebeu o segundo Encontro Regional de 2015 na última sexta-feira (24) – a iniciativa é uma parceria entre a Aerp e o Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Sert).

11038389_689129187883299_88181684956643433_o

Com uma programação orientada para contribuir diretamente nos desafios cotidianos enfrentados pelos radiodifusores, a Associação e o Sindicato puderam reforçar como a integração pode ser um grande diferencial.”Estamos diante de um cenário em que as vantagens competitivas estão mudando. Não podemos ficar em zona de conforto. É preciso estar continuamente avaliando a cultura dentro de nossas empresas e percebendo quais são nossos valores. O momento hoje na radiodifusão é de criar o futuro; e só vamos conseguir isso juntos, dialogando, compartilhando e nos fortalecendo”, ponderou o presidente da Aerp, Márcio Villela.

Após uma apresentação inicial em que os projetos desenvolvidos pela Associação e pelo Sindicato puderam ser detalhados aos participantes, Márcio Villela abriu o momento em que a importância da colaboratividade entre as empresas ganhou ainda mais destaque. Juntamente com os diretores Comercial e de Comunicação da Aerp – Alexandre Barros e José Heriberto Micheleto, respectivamente – o presidente falou sobre a experiência estimulada entre as emissoras de Curitiba com o objetivo de colocar as empresas em um mesmo ambiente para discutir as práticas comerciais do mercado da comunicação; a chamada Reunião Top 10.

“Não foi fácil conciliar as diferenças entre as empresas e o histórico desgastado de competição. Mas conseguimos, porque entenderam que precisamos olhar para o futuro. A concorrência não deve estar entre nós; somos companheiros profissionais e compartilhamos o mesmo segmento de mercado. Se esse segmento se fortalece, toda a nossa rede ganha. A filosofia tem que mudar, rápida e drasticamente”, afirmou Villela.

IMG_4630

O debate surtiu efeito imediato. Durante o próprio Encontro, representantes de algumas emissoras já demonstaram interesse em articular junto à Aerp a realização da Top 10 em Londrina. Para o gerente comercial das rádios Folha e Igapó FM, Danilo Menon, a ideia da reunião surge em momento oportuno para a radiodifusão londrinense. “A visão do Top 10 encaixa-se perfeitamente em um anseio antigo aqui do mercado. Há um tempo vínhamos buscando caminhos para maior união entre as emissoras. Sabemos que será um processo delicado, como foi também em Curitiba, mas estamos muito dispostos”, disse Menon.

Imagem no rádio

Reforçando a proposta de reavaliação sobre os conceitos de competição e diferenciais de mercado, a programação do Encontro Regional levou aos radiodifusores um conteúdo ainda mais especializado com a palestra A Comunicação como Ferramenta de Liderança, Criação, Gestão de Marcas, Criatividade e Histórias. Ministrado pelo escritor, consultor e palestrante, Elói Zanetti, o tema desenvolveu ideias que evidenciam o potencial que o rádio tem em mãos para ampliar seu valor e criar uma marca capaz de envolver e fidelizar seus ouvintes e clientes. “Pessoas não compram produtos, compram histórias. E o rádio sempre teve tudo à disposição para ser um grande criador de histórias”, explicou Zanetti.

Entre outras dicas voltadas a melhor qualificar a inserção das empresas de radiodifusão no mercado, o consultor falou sobre a diferença que a criatividade pode provocar na dinâmica de uma emissora. “Todo processo de venda é um ato criativo. A competição pela competição é burra. É necessário um olhar autocrítico e criativo para buscar se destacar pela diferença. Qual a minha aptidão? O que faço de melhor?”, instigou.

Elói Zanetti foi categórico ao afirmar o potencial do meio rádio  para construir histórias,   envolver o ouvinte e conquistar clientesElói Zanetti foi categórico ao afirmar o potencial do meio rádio para construir histórias, envolver o ouvinte e conquistar clientes

As reflexões incentivadas pelo palestrante e os assuntos levantados durante toda a programação prenderam a atenção dos participantes. Para o diretor técnico da rádio Poema em Pitanga (PR), Paulo Wolf, estar presente no Encontro proporciona maior profissionalização do dia-a-dia. “Os temas abrangem todo o sistema rádio. Fazemos questão de participar porque sabemos o quanto isso nos capacita a fazer um trabalho melhor. Estamos no Censo Econômico, nos cursos EaD e já realizamos diversas consultas técnicas e jurídicas. Temos a compreensão de que isso é o meio rádio mostrando sua força”, acredita.

As consultas a que se refere Paulo Wolf fazem parte dos serviços prestados pela Aerp e pelo Sert por meio da Assessoria Técnica e da Assessoria Jurídica. Os projetos que auxiliam a rádio Poema e tantas outras ganharam atenção especial durante as atividades do Encontro Regional de Londrina. O engenheiro das entidades, Elias Augustinho, tirou dúvidas dos radiodifusores sobre aspectos como desligamento da TV analógica e rádios digitais, além de mostrar como o portal do projeto pode ser facilmente acessado e assim contribuir para melhores informações sobre laudos, equipamentos e outros assuntos técnicos.

A representação jurídica viabilizada pela Aerp e pelo Sert diretamente em Brasília também provocou bastante interação entre os participantes. Junto com o engenheiro Elias Augustinho, o advogado responsável pela Assessoria Jurídica dos radiodifusores paranaenses na capital federal, Rodolfo Machado Moura, debateu com os profissionais importantes questões sobre o funcionamento legal das emissoras e uma das principais preocupações do meio que é o processo de adaptação de outorga de AM para FM. “Estamos à disposição de vocês para esclarecer todas as dúvidas, ouvir os anseios e buscar a melhor forma de representar os interesses do setor. Nesse sentido, vejo que o Paraná possui atuação diferenciada dentro do país, justamente pelo grau de organização das emissoras e o envolvimento nas discussões”, avaliou o advogado.

O radiodifusor Ricardo Spinosa estava entre os participantes que utilizaram o momento para esclarecer sobre a migração das rádios AM para FMO radiodifusor Ricardo Spinosa estava entre os participantes que utilizaram o momento para esclarecer dúvidas pontuais sobre a migração das rádios AM para FM

Oportunidades

Durante o Encontro, proprietários, diretores e gerentes das emissoras ainda puderam se reunir, de forma mais direcionada, para tratar sobre legislação trabalhista, conhecer melhor o tema e aperfeiçoar as relações entre seu quadro pessoal. “Queremos que as empresas construam uma relação cada vez mais responsável e transparente com seus colaboradores. O objetivo é evitar desgastes e proporcionar um ambiente propício para desenvolvimento e crescimento do nosso meio”, disse o presidente do Sert, Caíque Agustini.

Ao longo do ano, serão seis encontros regionais – o primeiro foi realizado, em Maringá, no dia 26 de março (confira). Além de Londrina, as cidades no entorno de Cascavel, Guarapuava, Curitiba e Guaíra também receberão o evento. “Dedicamo-nos muito para levar bons temas e palestrantes de referência no mercado para estes encontros, com o objetivo de valorizar o tempo e maximizar a oportunidade de aprendizagem entre todos”, destaca o presidente do Sert/PR, Caique Agustini.

Confira mais fotos em nossa fanpage no Facebook!

Fonte: Assessoria de Comunicação Aerp