Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Entidades da Radiodifusão do PR, SC e RS lançam o GSul em Brasília

Por Equipe AERP. Publicado em 18/04/2018 às 00:00.

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – AERP, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão – AGERT e os três Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão da Região lançaram hoje o “GSul” em evento na Câmara dos Deputados, em Brasília, iniciativa que pretende destacar as potencialidades da Região.

O evento reuniu os parlamentares das três bancadas do Sul no Congresso Nacional. Entre os paranaenses, estiveram presentes os deputados federais  Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Mídia Regional, Sandro Alex, Takayama, Osmar Serraglio, Ricardo Barros e Luiz Carlos Hauly. Também prestigiaram o lançamento o presidente da ABERT, Paulo Tonet, e o diretor Institucional da Abratel, André Dias.

Pelas entidades promotoras: Alexandre Barros, pres. AERP, Marcello Corrêa Petrelli, pres. ACAERT, Roberto Cervo, o Melão, pres. AGERT, Caique Agustini, pres. SERT/PR, Carlos Alberto Ross, pres. SERT/SC e Ary dos Santos, pres. Sindirádios.

O “GSul” se propõe em participar e apoiar todas as iniciativas que promovam a valorização do potencial social, político e econômico do Sul, além de temas que possibilitem um maior equilíbrio na distribuição dos recursos federais.

Alexandre Barros explica o principal objetivo do movimento. “O GSul é um movimento de pessoas interessadas em melhorar o país. Queremos colocar a radiodifusão do sul do Brasil à disposição das pessoas que comandam a nação a favor de um futuro melhor”, afirmou.

A região é responsável por quase 17% do PIB brasileiro, que apresenta as menores taxas de desemprego, as maiores expectativas de vida (com SC na liderança), além do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul figurarem entres os cinco estados com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Apesar da potência econômica e social, a representação política não corresponde à importância da Região, que conta com apenas 77 deputados federais, o que representa 15% da Câmara Federal.

“A radiodifusão vem mostrar que o Sul é muito grande, com 30 milhões de habitantes que querem fazer a diferença, que precisam ser vistos de outra maneira e que querem contribuir”, destacou Caique Agustini.

As seis entidades entendem que é preciso ampliar a participação da Região Sul no contexto nacional. Neste sentido, o “GSul”, tem objetivos claros baseados na força de 921 emissoras de Rádio e Televisão (SC/ 278 – RS/ 333 e PR/ 310).

Força regional

O presidente da Frente Parlamentar da Mídia Regional, Dep. Alex Canziani, destacou a importância do fortalecimento dos veículos regionais. “Temos procurado mostrar a importância que a mídia regional tem por falar aos mais variados rincões do país, próxima ao cidadão, onde muitas vezes a grande mídia não consegue alcançar”, apontou.

Paulo Tonet, presidente da ABERT, cumprimentou o movimento pela iniciativa. ““Essa iniciativa mostra a necessidade de uma virada na economia da região, que é pujante, mas que precisamos apoiar”, reforçou.

Veja o álbum completo de fotos, clicando aqui.

Confira o áudio do presidente da Aerp, Alexandre Barros.

Confira o áudio do presidente do SERT-PR, Caique Agustini.

Baixe a reportagem completa em áudio:

Reportagem Lançamento GSul