Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estudo mostra que consumo do rádio continua alto em 2016

Por Equipe AERP. Publicado em 23/06/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:09.

Pesquisa divulgada neste mês de junho pela Kantar Ibope Media sobre o comportamento dos ouvintes de rádio mostra que, durante o primeiro trimestre de 2016, o consumo do meio pela população segue alto no Brasil. De acordo com o levantamento, 89% dos residentes de 13 regiões metropolitanas brasileiras escutam rádio, representando mais de 52 milhões de ouvintes.

Outro dado do estudo apontou que cada pessoa passa, em média, 5 horas por dia ouvindo rádio. A maioria dos pesquisados revelou acompanhar a programação em casa (52%), 15% no carro, 10% no trabalho e 6% em trajetos.

Cerca de 10 milhões de pessoas, dos 52 milhões de entrevistados que o estudo acompanhou, disseram ouvir rádio apenas por meio do celular.

O comportamento da audiência demanda cada vez mais que a programação do rádio esteja disponível na internet. Para ajudar os radiodifusores a acompanhar essa tendência, a ABERT criou o Mobilize-se. Por meio do projeto, a emissora possui três oportunidades para ingressar no ambiente digital: o aplicativo integrador de rádios, o Portal Mobilize-se PLAY e o app exclusivo para a emissora.

Em um ano, os aplicativos personalizados das rádios tiveram um total de 1,4 milhão de downloads e quase 6 milhões de plays.

(Fonte: Abert)