Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

“Biografia da Televisão Brasileira” é lançada em Curitiba

Por Comunicação. Publicado em 12/12/2017 às 00:00.

O livro “Biografia da Televisão Brasileira” (Ed. Matriz), obra escrita pelos jornalistas Flávio Ricco e José Armando Vannucci foi lançado em Curitiba, no dia 11 de dezembro. Para Flávio Ricco, a televisão de hoje tem muito a aprender com a de antigamente. E é uma das coisas que o colunista do  “O Dia” quer mostrar com os dois volumes lançados.

“A TV já foi mais criativa. O profissional era obrigado a pensar, porque não tinha muitos recursos. E também não dava para comprar nenhum formato lá de fora”, brinca, espetando programas como ‘MasterChef’ e ‘Big Brother Brasil’. “Hoje, o cara compra o formato pronto, adapta e faz aqui. Você acaba vendo criatividade em novelas, telejornais, esportivos”.

Detalhes

O livro de Ricco e Vannucci conta em pormenores a história da TV desde a inauguração da TV Tupi, em 1950 (a primeira estação do Brasil), chegando à era dos reality shows, e passando por humorísticos, jornalísticos e infantis. E tem detalhes sórdidos sobre histórias que pertencem ao folclore da TV, como a desistência de Silvio Santos em assinar com a Endemol para pegar o ‘Big Brother Brasil’.

TV aberta

Apesar da Netflix (plataforma de streaming) e do YouTube fazerem sucesso com jovens, Ricco ressalta que o espaço da TV aberta ninguém tira. “Ela é divulgada em todas as redes sociais. O assunto mais comentado em todas elas sempre é a TV aberta. Quando tem ‘Big Brother Brasil’ e ‘MasterChef’, o Twitter tá bombando”, conta. “Ela só foi obrigada a mudar a exibição de filmes. Não dá mais para ela concorrer com o cinema e com a TV paga”.

Entrevista

Confira a entrevista do jornalista Toni Casagrande com o autor Flávio Ricco.

Fonte: O Dia