Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Fórum de Transparência debate ações para combater a corrupção no País

Por Equipe AERP. Publicado em 21/05/2018 às 00:00.

Aerp e Sert estiveram presentes no evento que contou com a presença do Ministro do STF Luís Roberto Barroso

 

O combate à corrupção foi o tema principal do 3° Fórum de Transparência e Competitividade, promovido no dia 21/05 pelo Sistema Fiep, em Curitiba. Palestrantes renomados participaram como o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol, e o filósofo Luiz Pondé.

“O nosso objetivo é mostrar como as empresas estão sendo ativas na prevenção e no combate à corrupção, e o papel delas neste sentido. O Sistema Fiep sempre teve a luta contra a corrupção como uma de suas bandeiras”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Uma das ações para disseminar essa cultura de transparência e o Programa de Integridade, lançado este ano pela Fiep, é a página: corrupcaocustacaro.org.br, divulgada no evento.

Reduzir a corrupção e o suborno em todas as formas é um dos objetivos globais da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável, ressaltou Alex Mejia, do Programa de Cooperação Descentralizada do Unitar. “Corrupção não é um tema do passado, é um tema atual e a Lava Jato é uma oportunidade preciosa para que toda a sociedade faça parte da transparência”, disse.

As operações centralizadas em Curitiba também foram citadas pelo ministro Barroso, que foi enfático ao dizer que o Brasil atravessa um momento difícil e uma onda de negatividade, porém de transformação construtiva.

“Eu gostaria de dizer que essa onda de negatividade não me pegou. Eu considero um momento muito especial de refundação do País, de destruição criativa de uma velha ordem, que talvez já tenha durado 500 anos e que está em boa hora de ser empurrada à margem da história. É impossível mão sentir vergonha pelo o que aconteceu, por outro lado, vemos uma sociedade que está mudando de maneira profunda”, destacou.

Confira a matéria da Rede AERP de Notícias: