Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo prepara nova etapa de modernização do setor de radiodifusão, diz ministro

Por Equipe AERP. Publicado em 06/06/2017 às 00:00.

Segundo Gilberto Kassab, serão adotadas medidas para digitalização do sinal de emissoras em todo o país. A declaração foi feita durante mutirão de migração de rádios AM para FM em Curitiba, capital paranaense.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou que a pasta se prepara para a próxima etapa de modernização do setor brasileiro de radiodifusão: a adoção de medidas para digitalização do sinal de emissoras em todo o país. Kassab esteve em 5 de junho, em Curitiba (PR), em mutirão de migração de emissoras do estado da frequência AM para FM, aperfeiçoando a qualidade do sinal das rádios.

Segundo Kassab, a criação de condições para a digitalização do sinal de emissoras já está sendo estruturada no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Mais de 40 emissoras paranaenses fizeram a migração para FM, em marco na cerimônia realizada no Palácio do Governo. “Queremos expressar nosso compromisso com uma democracia cada vez mais forte, e a imprensa livre e a circulação de informações proporcionada pelas emissoras de rádio são fundamentais nesse sentido”, disse o ministro.

IMG_0509

 O governador do Paraná, Beto Richa, falou da importância da migração das rádios e ressaltou que o governo do estado dispõe de linha de crédito para as emissoras adquirirem equipamentos aptos à transmissão em FM.

Diretor da rádio CBN de Londrina, Amarildo Lopes lembrou que o sinal FM melhora bastante o sinal das emissoras, suprimindo ruídos e interrupções. “A migração é fundamental”, afirmou.

Já o membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, disse que os mutirões de migração que o MCTIC vem organizando são “o maior marco no setor de radiodifusão em 50 anos”.

Além do Paraná, o ministério já organizou mutirões de migração das emissoras de AM para FM em Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de evento no Palácio do Planalto, em novembro.

Burocracia

Gilberto Kassab destacou ainda esforço do MCTIC para a desburocratização e lembrou que a Secretaria de Radiodifusão já reduziu de 85 mil para 50 mil o número de processos referentes a emissoras. Citou ainda que, em breve, será editado decreto presidencial reduzindo de 28 para 4 o número de documentos necessários para registro das emissoras.

Participaram do evento o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Nogueira, parlamentares, secretários do governo paranaense e dirigentes do setor de radiodifusão.

Fonte: MCTIC