Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Há 67 anos, começava a primeira transmissão de TV no Brasil

Por Comunicação. Publicado em 18/09/2017 às 00:00.

18 de setembro de 1950. Começava neste dia, a primeira transmissão de TV no Brasil. A TVTupi, de Assis Chateubriand, dono de um conglomerado de comunicações da época, realizava seu sonho mais ambicioso.

“Está no ar a televisão no Brasil”, foi a primeira frase proferida na ocasião. Seu primeiro programa, o jornalístico “Repórter Esso”, é lembrado até hoje. Foi transportado do rádio. A audiência, na época, era composta por apenas 100 televisores em todo o país.

História

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma emissora de televisão e o sexto no mundo, perdendo apenas para Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha e Holanda. O grupo de Chateaubriand, quatro meses depois da instalação de sua primeira emissora, inaugura outra emissora, a TV Tupi-Rio, no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1951.

Segundo o escritor Muniz Sodré, o fator econômico limitava a expansão da televisão durante os anos cinquenta, sendo que nos dois primeiros anos, a televisão não passou de um brinquedo de luxo das elites do país. Uma forte característica do início da televisão foi o seu aspecto radiofônico com imagens. A imensa maioria dos primeiros profissionais da televisão eram aqueles que trabalhavam no rádio. Essa importação dos profissionais do rádio influenciou, inclusive, na programação da televisão, havendo uma adaptação dos programas radiofônicos para serem exibidos visualmente.

O autor do livro “A História da Televisão Brasileira”, Sérgio Mattos, reforça esse ponto afirmando que a televisão brasileira “teve de se submeter à influência do rádio, utilizando inicialmente sua estrutura, o mesmo formato de programação, bem como seus técnicos e artistas”, diferentemente da norte americana que se desenvolveu apoiando-se na forte indústria cinematográfica.

A televisão, assim como o rádio e o cinema, passou a exibir notícias. Mattos lembra que o telejornalismo surgiu dois dias após a sua inauguração, mas apenas em primeiro de abril de 1952 que foi ao ar pela primeira vez um dos mais famosos telejornais da televisão brasileira, com o nome de seu patrocinador, a Esso. “O ‘Repórter Esso’ foi adaptado pela Tupi Rio de um rádio-jornal de grande sucesso transmitido pela United Press International (UPI)”. A vitoriosa experiência de colocar um apresentador exclusivo e o patrocínio de uma única empresa foi repetida em todas as emissoras