Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Locutor: como fazer a sua escolha?

Por Equipe AERP. Publicado em 29/08/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:15.

Você precisa de um locutor para gravar um vídeo, spot de rádio ou mesmo para os seus programas de rádio e não sabe por onde começar.

Este é um problema enfrentado por muitos negócios e por isso resolvemos destacar aqui alguns pontos importantes na hora de escolher e contratar um locutor. Confira!

  1. O tipo de locutor

Primeiro é importante entender as diferenças profissionais: um locutor de rádio possui habilidades diferentes de um locutor publicitário. Um locutor de rádio precisa de muita agilidade, de raciocínio rápido, capacidade de improviso e outras qualidades.

  1. A voz: masculina ou feminina?

O gênero do locutor pode ser relacionado ao tipo de oferta ou público com o qual você deseja falar. É importante analisar bem  os objetivos do trabalho de locução para escolher.

  1. Escute a opinião do público-alvo

É recomendável pedir uma opinião para pelo menos cinco pessoas, sobretudo potenciais clientes. Por exemplo, se estiver à procura de uma mulher entre os 45-55 anos, convém que a opinião final não seja tomada por um homem de 35 anos de idade. Ou seja, precisa testar as vozes junto da idade real que pretende atingir e ver se esta fala, ou não, para eles.

NOTA: Estudos mostram que os comerciais que utilizam a mesma voz para vários anúncios têm mais sucesso, isto porque o espectador já está familiarizado com a “voz” da marca. Pense na longevidade.

  1. Sintonia entre a voz e o assunto da sua locução

A voz deve estar em conformidade com o assunto que você pretende comunicar. Vendas? Informação? Diferentes vozes têm habilidades diferentes.

Para que você consiga escolher uma voz para locução, procure entender que existem excelentes locutores para narrar projetos motivacionais e otimistas, mas que são uma autêntica desilusão quando o tema é sério e exige uma voz grave. Confira, portanto, se o locutor transmite o conteúdo como planejado e avalie as qualidades do locutor:

  • Diferenciais:Escute locuções anteriores com atenção. Analise se a voz possui uma qualidade especial que a distingue das restantes.
  • Ritmo: Quando escolher uma voz para locução, a escolhida deve complementar o conteúdo e não o contrário. Por exemplo, um vídeo acelerado com uma leitura lenta, simplesmente não funciona.
  • Pronúncia:A leitura é fluída? As palavras são ditas claramente? Trata-se de uma boa dicção que transmite na perfeição a mensagem? Produz sotaques específicos?
  • Credibilidade: Não vale de nada ter uma boa voz se não transmitir credibilidade.

 Por fim, alguns lembretes:

– Quando escolher uma voz para locução tenha sempre em mente o estilo de leitura que quer conforme a informação ou/e a história que o seu negócio pretende apresentar;

– Considere as preferências do seu público no tom do vídeo;

– Exija o uso de múltiplas vozes para scripts mais longos, de modo a que a mensagem fique interessante ao ouvido do espectador.

 

Fonte: Megasom Comunicação