Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Migração AM-FM deve movimentar a indústria voltada ao rádio

Por Comunicação. Publicado em 06/01/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:00.

Setor está otimista com 2016 devido a evolução no processo de migração AM-FM

A indústria voltada à comunicação, em especial ao rádio, está otimista com 2016. Diferente dos outros setores industriais do Brasil, as empresas que prestam serviço ao rádio têm na migração o “fato novo” que talvez falte para grande parte da economia nacional. Marcas nacionais que trabalham com equipamentos como transmissores, processadores de áudio, antenas, equipamento de RDS, entre outros itens, estão otimistas com o possível andamento do processo de migração das rádios AM para a faixa FM. Conforme noticiado pelo Tudo Rádio e previsto pelo mercado, maio poderá ser o pontapé técnico. Porém, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, já trabalha com a ideia de que as primeiras migrações devem ocorrer a partir de abril.

Várias empresas começaram os preparativos em 2013 para atender as emissoras migrantes, ano de assinatura do decreto de migração. A Sinteck Next, indústria especializada em soluções para a comunicação e que está sediada em São Paulo, já conta com transmissores nacionais a pronta entrega. São equipamentos próprios de até 5kw, transmissores que já atendem grande parte das estações que estão indo para o FM. A empresa atua também com links, codecs via IP, amplificadores RF, entre outras soluções. A expectativa da Sinteck é de que o setor busque pelos equipamentos já no primeiro semestre deste ano, mesmo com o processo de pagamento das outorgas entre fevereiro e maio.

Outra empresa que tem executado campanhas relacionadas à migração AM-FM desde 2013 é a mineira Biquad Tecnologia. A empresa também está na expectativa da movimentação do setor em 2016, já que o processo de migração tem evoluído de uma forma que está próximo de se tornar realidade. Para poder ir ao dial FM, as emissoras devem investir em seus estúdios, como consoles de áudio, receptores, móveis, processador de áudio e até RDS (sistema que envia mensagens curtas de textos para os receptores dos ouvintes. A função tem crescido entre as rádios FMs brasileiras). A expectativa é que a procura por equipamentos aumente após o mês de maio.

 

Os 90 dias

A partir do dia 25 de fevereiro os radiodifusores migrantes terão 90 dias para quitar o valor relacionado a sua outorga FM. Ou seja, entre maio e junho o setor poderá conhecer o próximo cronograma do processo de migração AM-FM. A expectativa é de que as futuras FMs que ocuparão frequências entre 88.1 FM e 107.9 FM já iniciem as suas operações em 2016 (leia sobre).

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, disse hoje (6) que as primeiras migrações de emissoras de rádio AM (modulação em amplitude) para FM (frequência modulada) devem ocorrer a partir de abril deste ano, antecipando o previsto pelo mercado. Atualmente, 1.781 emissoras estão como AM, sendo que 1.385 já pediram para mudar de faixa. Ao todo, 948 rádios poderão fazer a migração em 2016. As demais emissoras terão que aguardar a liberação do espaço, que deve acontecer com a digitalização da TV no país.

“Esperamos que, no primeiro quadrimestre, vou colocar o prazo de abril, já tenhamos as primeiras emissoras com toda a documentação e o laudo técnico concluído e a gente faça as primeiras migrações de AM/FM no nosso país”, disse Figueiredo, durante o programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM 980 de Brasília.

Recentemente o Tudo Rádio informou sobre uma sessão aberta que o comitê técnico da AESP deverá realizar em fevereiro. A programação deve preparar o setor para os próximos passos da migração (saiba mais).

O processo de migração também vai movimentar as empresas que atuam no setor artístico das rádios. Em breve o Tudo Rádio dará mais detalhes sobre o assunto.

 

Fonte: Portal Tudo Rádio.com.