Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ministério Público no rádio

Por Comunicação. Publicado em 27/06/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:09.

A partir desta semana, todas as rádios do Estado poderão acessar o programa “MP no rádio”, produzido pelo Ministério Público do Paraná em parceria com a Aerp.

Foi criado um hotsite específico na página institucional do MP-PR contendo entrevistas semanais, spots e campanhas, para acesso e veiculação gratuitos por todas as emissoras interessadas. O objetivo é ampliar, nas diversas regiões do Estado, as informações sobre a atuação do Ministério Público em benefício da coletividade. A entrevista que inaugura a nova fase do programa é com o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Marcos Bittencourt Fowler, que fala sobre o Ministério Público e o atendimento ao cidadão.

A iniciativa contempla o objetivo estratégico institucional de intensificar a interação do MP-PR com a sociedade e parte da constatação de que o rádio continua sendo um importante instrumento de comunicação, alcançando todas as camadas da população. Segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, do Governo Federal, o rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros – 55% do país ouve rádio, ou seja, perto de 113 milhões pessoas, conforme estimativa feita a partir de projeção da população, do IBGE (em primeiro está a TV, com 95%, e em terceiro vem a internet, com 48%).

Acesso abrangente – Outro dado importante do levantamento se refere à escolaridade e renda do público: 91% das pessoas que têm até a 4ª série do ensino fundamental não utilizam a internet. O acesso à web também é baixo entre os que ganham até um salário mínimo: 78% não acessam. Em contrapartida, o rádio atinge em maior proporção esse público: 55% dos brasileiros com renda de até um salário mínimo ouvem rádio, bem como 58% das pessoas com escolaridade até a 4ª série do fundamental. O rádio, ademais, está presente no cotidiano das pessoas (em casa, no trabalho, no carro), sendo um importante instrumento de divulgação de direitos e de ações de cidadania.

“O rádio, sem prejuízo da utilização de outras mídias pelo Ministério Público, é um importante elo de aproximação com a comunidade, pois alcança todas as camadas da população, sobretudo os segmentos mais vulneráveis”, ressalta o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia. “O objetivo do programa é levar informações sobre a atuação do MP nas diversas regiões do Estado, especialmente às pessoas que não têm acesso a outros meios, por motivos geográficos, econômicos ou culturais”, conclui.

Histórico – A parceria entre o MP-PR e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná foi firmada em setembro do ano passado. Desde então, na primeira fase do projeto, foram gravadas 23 entrevistas com integrantes da instituição, incluídas no programa “Em pauta” da Aerp, disponibilizado pela entidade. A partir de agora, com o “MP no Rádio”, a divulgação e distribuição dos programas serão realizadas também pelo MP-PR, via hotsite e Assessoria de Comunicação.

“A parceria estabelecida com o Ministério Público tem grande relevância social, na medida em que leva à população, em todas as regiões do Estado, notícias de interesse público. O rádio é um veículo de enorme alcance social e que melhores condições têm para se adaptar ao processo de convergência e digitalização das novas mídias”, ressalta o presidente da Aerp Alexandre Barros.

Em entrevista que inaugura a nova fase do programa, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Marcos Bittencourt Fowler, destaca a importância da aproximação da Instituição com a sociedade. “Somente neste ano, foram realizados mais de 12 mil atendimentos à população pelas Promotorias de Justiça em todo o Estado. O programa de rádio tem o potencial de ampliar esse contato, levando às comunidades, sobretudo às mais carentes, orientações sobre serviços e direitos que lhes são assegurados”, afirma.

Conteúdo – O programa “MP no Rádio”, produzido pelo Ministério Público em parceria com a Aerp, conta com entrevistas de promotores e procuradores de Justiça e servidores e convidados a respeito de temas de interesse público, nas diversas áreas de atuação institucional – família, saúde, educação, consumidor, meio ambiente, segurança pública, idoso, infância e juventude, patrimônio público, entre outras. O conteúdo é preparado pelo MP-PR, sendo gravado nos estúdios e com o suporte e estrutura técnica e de pessoal da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, mediante convênio celebrado entre as instituições.

Hotsite e contatos – Para facilitar o acesso ao conteúdo dos programas por todas as emissoras de rádio interessadas (comunitárias, educativas, universitárias e comerciais), foi criado um hotsite específico na página do MP-PR, onde são disponibilizados os programas semanais, instruções sobre o acesso e download gratuitos, spots e campanhas institucionais, além de espaço para sugestões, comentários e críticas. Os interessados também poderão fazer contato com a Assessoria de Comunicação do MP-PR, nos telefones (41) 3250-4469 e 3250-4249. Os estão disponibilizados no portal da Rede Aerp de Notícias para acesso e veiculação por suas afiliadas, bem como diretamente no site do MP: www.mppr.mp.br.

Fonte: http://www.mppr.mp.br/