Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa Brasileira de Mídia 2015

Por Comunicação. Publicado em 22/05/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:50.

pesquisa-brasileira-midia-2015

O Governo Federal, em especial, a SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) divulgou a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, que visa dar um panorama sobre os hábitos de consumo de mídia da população brasileira.
A pesquisa revela que a televisão segue como meio de comunicação predominante, que o brasileiro já gasta cinco horas do seu dia conectado à internet e que os jornais são os veículos mais confiáveis. Então, para quem trabalha com mídia, comunicação, marketing, para o radiodifusor, é uma fonte de dados importantíssima para se traçar estratégias e montar o planejamento.

Abaixo, um resumo da pesquisa:

– 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente. Em média, os brasileiros passam 4h31 por dia expostos ao televisor.

– O rádio continua o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros.

– Jornal é a fonte de informação mais confiável.

– O uso de plataformas digitais de leitura de jornais ainda é baixo: 79% dos leitores afirmam fazê-lo mais na versão impressa, e 10% em versões digitais.

– Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet.

– O uso de telefones celulares para acessar a internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks, 66% e 71%, respectivamente. O uso de redes sociais influenciou esse resultado.

– Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%), Instagram (12%) e Google+ (8%). O Twitter, foi mencionado por apenas 5% dos entrevistados.

– E segundo a pesquisa, os “Horários Nobres” da internet brasileira são entre 10:00 e 11:00 e 20:00 e 21:00.

Clique aqui e confira a pesquisa completa.

(Fonte: Comunicadores.info)