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Pesquisa inédita traça perfil do novo consumidor acima de 60 anos

Por Equipe AERP. Publicado em 07/04/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:05.

Consumidor acima de 60 - menorPesquisa inédita identificou três grupos principais entre o escopo de pessoas maiores de 60 anos

Um levantamento nacional inédito realizado pela Ipsos em parceria com o Facebook ouviu mais de oito mil pessoas acima de 60 anos cadastradas na rede social e mostra que os idosos estão conectados e usam a internet muito mais do que se imagina.

O estudo, divulgado durante o 7º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa (Abep), identificou três grupos principais entre o escopo de pessoas maiores de 60 anos:

Elegantes: caracterizados como sendo maioria da classe AB, são casados, ainda trabalham e gostam de tecnologia. Eles representam 36% do total de pesquisados e a internet é sua primeira fonte de pesquisas.

Housewives: o grupo representa 22% do total e é composto pela maioria de mulheres das classes C, D e E. Sendo que uma parcela relevante é religiosa -na maioria, católicos e evangélicos. Eles utilizam mídias tradicionais como TV aberta, revista e jornal como fonte inicial.

Tradicionais: composto em grande parte (42%) por clientes preocupados com questões familiares. São planejados e usam a internet para pesquisar preços. Utilizam as redes sociais, mas têm medo de se expor na internet.

De acordo com Diego Oliveira, da Ipsos Connect, em comum, todos os integrantes dos três grupos são aposentados, gostam de jardinagem, se preocupam com saúde e consumo consciente. “Identificamos que, em sua maioria, essas pessoas usam a internet diariamente e só não o fazem mais porque consideram que existem muitas barreiras”, diz Oliveira.

Segundo o pesquisador, a maioria dos entrevistados utiliza o Facebook como principal rede social. “Eles, em sua maioria, se chamaram de facebookianos e utilizam a rede para contatar amigos e se informarem de coisas relevantes, não apenas fofocas e futilidades”, observa. Na conclusão, Diego observou que as marcas precisam estar atentas a esses consumidores e que eles estão cada vez mais ativos e engajados em termos de consumo.

FONTE: meio&mensagem