Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pré-candidatos devem deixar de apresentar programas no rádio a partir desta quinta-feira

Por Equipe AERP. Publicado em 30/06/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:09.

Determinação está no calendário eleitoral aprovado pelo TSE

 Essa semana será marcada pelo início de uma série de restrições à participação de políticos na transmissão de rádios e TVs. A partir desta quinta-feira (30), pré-candidatos às eleições municipais deste ano não poderão mais apresentar ou fazer comentários em programas desses veículos.
A determinação está no calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a regra for descumprida, tanto a emissora quanto o político estão sujeitos a penalizações previstas em lei, como multa e cancelamento do registro da candidatura.
Na sexta-feira (1º), será encerrada a propaganda partidária gratuita e proibida a propaganda política paga no rádio e na televisão. A partir de sábado (2), ficará proibida a veiculação de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, salvo em casos de necessidade pública reconhecidos pela Justiça Eleitoral.
Também será proibido o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito. Exceções ficarão a critério da Justiça Eleitoral. Para saber mais, basta acessar a cartilha eleitoral da ABERT ou enviar um email para [email protected].
(Fonte: Tudo Rádio e ABERT)