Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Presidente da Anatel divulga desligamento do sinal analógico da TV em Curitiba

Por Equipe AERP. Publicado em 13/12/2017 às 00:00.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, esteve em Curitiba neste dia 13/12 para divulgar todos os detalhes sobre o desligamento do sinal analógico da TV na região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), que ocorrerá no dia 31 de janeiro de 2018. A AERP esteve presente na coletiva de imprensa e na entrega simbólica dos kits para as famílias de baixa renda. A superintendente Ticiane Pfeiffer e o diretor jurídico Michel Micheleto acompanharam o evento. Também participaram o presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o diretor do GRPCOM, Ivan Miranda, e diretores das empresas de telefonia móvel.

No Paraná, Curitiba e mais 26 municípios serão beneficiados. São eles: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituva, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

“A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade”, afirmou Juarez Quadros.

Além disso, o desligamento do sinal analógico permite a liberação da faixa de 700 MHz (4G) para transmissões de banda larga e telefonia móvel, com velocidade de conexão e melhor recepção em ambientes fechados. Para as emissoras de rádio, a digitalização da TV libera a faixa estendida para, no futuro, acontecer a migração de muitas emissoras AM para FM.

“Essa frequência libera a faixa de FM que vai de 88 MHz a 108MHz, o que favorecerá a migração das rádios AM para FM. Porém, há uma dificuldade, pois o dial em si não permite a frequência abaixo de 88 MHz. Precisamos modificar o receptor”, ressaltou o presidente da Anatel.

O governo determinou, por meio de portaria, que as empresas fabricantes de aparelhos de rádio produzam os equipamentos já com a faixa de FM estendida. A Portaria Interministerial nº 68, assinada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), altera o processo produtivo básico para aparelhos de áudio e vídeo industrializados na Zona Franca de Manaus.

Porém, o texto da portaria prevê que apenas a partir de 2019, todos os aparelhos produzidos no Brasil deverão sair de fábrica com a faixa de FM entre 76MHz e 108MHz. Atualmente, a faixa é de 88MHz a 108MHz.

KITS

No ponto de distribuição para entrega dos kits (conversor, antena e controle remoto), na agência central dos Correios, ele fez a entrega simbólica para os beneficiários dos programas sociais do governo do kit número 225 mil, de um total de 369 mil disponíveis.

“Meus filhos vão aproveitar muito para assistir séries e filmes, com uma imagem com mais qualidade agora”, falou Rosilda Lopes, porteira, e uma das beneficiárias do kit.

“Recebi uma carta dizendo que eu tinha direito ao Kit e eu quis aproveitar a oportunidade. Agora é só instalar e assistir a novela das 8h”, contou Maria Celeste Thibs, empregada doméstica, outra beneficiária.

Para agendar a retirada do kit, a pessoa deve entrar em contato com o Seja Digital pelo telefone 147 ou pelo portal da entidade (www.sejadigital.com.br).

“Além de agendar e buscar o kit, é importante realizar o quanto antes a instalação dos equipamentos porque o sinal digital já está disponível. Outra questão é quem não precisar do kit e tem direito, venha retirar e doar para alguém da família”, explicou o presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto.

Confira os áudios das entrevista:

Juarez Quadros – presidente da Anatel

Antonio Martelleto – presidente da Seja Digital

Rosilda Lopes – beneficiária do kit

Maria Celeste Thibs – beneficiária do kit