Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Próximo EaD tem como tema: Jornalismo Profissional x Notícias Falsas

Por Equipe AERP. Publicado em 24/04/2017 às 00:00.

Seminário ganha ainda mais destaque neste momento em que o Facebook decide suspende milhares de contas na França

O próximo seminário de ensino à distância (EaD) promovido pela AERP e ABERT trará a tona o debate sobre a importância do jornalismo profissional como antídoto para as notícias falsas, principalmente nas mídias digitais onde há o desafio da velocidade.

Veículos tradicionais e as novas mídias se movimentam com iniciativas para combater as notícias falsas. O Facebook tem investido em medidas para tentar interromper o crescimento do compartilhamento de boatos. Segundo a Reuters, a plataforma suspendeu mais de 30 mil contas na França em decorrência do aquecimento do debate político no País, às vésperas de uma de suas disputas presidenciais mais acirradas da história.

Diversos governos europeus têm articulado novas leis e multas contra a rede social a não ser que ela seja rápida na remoção de conteúdo extremista e outros materiais que violem a jurisprudência regional. A pressão sobre ela e plataformas como Twitter e YouTube tem ganhado corpo conforme se intensifica o debate eleitoral na França e na Alemanha.

O Facebook já havia anunciado um programa na França para recrutar verificadores de fatos para combater o compartilhamento de fake news. Na Alemanha, também na semana passada, a plataforma investiu em publicidade no jornal de maior circulação do país, numa tentativa de educar melhor os leitores sobre como identificar conteúdo enganoso na plataforma.

Em seu blog oficial, o Facebook afirmou que priorizou contas com alto volume de publicações e grandes audiências. Mas também melhorou suas ferramentas para identificar contas automatizadas que estão em menores círculos, mas que tem grande impacto final.

E no Brasil? Como podemos analisar o cenário e as medidas que têm sido aplicadas? Essas são algumas das perguntas que o EaD irá debater.

Anote na sua agenda: será no dia 24 de maio.