Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rádio continua líder absoluto em conteúdo de áudio e não disputa com Spotify

Por Equipe AERP. Publicado em 10/08/2017 às 00:00.

A Westwood One costuma fazer boas defesas do rádio. Na última análise que divulgou, a companhia mostrou a força do rádio a partir de dados do estudo “Share of Ear” do segundo trimestre deste ano. Este estudo é realizado periodicamente, no mercado americano, pela Edison Research.

A análise da Westwood One destacou os seguintes pontos:

  • O rádio AM/FM é o líder absoluto no universo do áudio. Na faixa 18+ anos, ele é responsável por 51% das horas de consumo de conteúdo de áudio. Isto representa 10 vezes mais que o Pandora e 25 vezes mais que o Spotify (considerados aqui na versão gratuita suportada por publicidade).
  • O share de audiência do rádio, em termos de horas de consumo, tem se mantido estável ao longo dos últimos trimestres avaliados pela pesquisa.
  • O rádio AM/FM é o líder absoluto no carro. As horas ouvindo rádio no carro representam 70% do total. Se forem considerados apenas os serviços com publicidade, este share sobe para 89%.
  • O streaming de música tem crescido a partir da migração de usuários que antes usavam suas bibliotecas pessoais e não a partir dos ouvintes de rádio AM/FM.

Essa pesquisa demonstra que os consumidores de música on demand via streaming não são ouvintes de rádio migrando para essas plataformas e sim os que já consumiam música própria, desde as antigas fitas K7, depois passando para o CD , o mini disc, os famosos tocadores de MP3 e, por fim, os pendrives. Assim, o rádio continua líder no universo de áudio, gerando companhia, lazer, relacionamento, entretenimento, informação.

A seguir, os gráficos com os dados referentes aos pontos destacados (Fonte: ZYDigital e Westwood One):

1

2

3

4