Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rádio livre é uma das reivindicações da pauta do maior Congresso de Rádio e TV do Paraná

Por Comunicação. Publicado em 26/09/2017 às 00:00.

Tema será abordado durante a abertura do evento, amanhã, na presença das principais autoridades do setor

Empresários do segmento de rádio e TV e autoridades estarão reunidos a partir desta quarta-feira, dia 27/9, para debater estratégias para assegurar o fortalecimento ao negócio da Radiodifusão no Brasil. Um dos compromissos estratégicos de acesso e democracia que estarão na pauta é o rádio universal, livre e gratuito nos celulares. Hoje o celular está ao alcance das mãos de grande parte da população e já assume o papel de ser o receptor. Mas, é imprescindível o sinal do FM no celular de forma gratuita.

O tema será debatido no 24º Congresso Paranaense de Radiodifusão e 3º EngeTec Brasil, promovidos pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT/PR). O evento contará com palestras, painéis, debates e uma ampla feira de negócios e equipamentos.

A abertura do evento será amanhã (27/9), em uma solenidade com a presença de autoridades como o Governador do Paraná, Beto Richa, o presidente da AERP, Alexandre Barros, o presidente do SERT/PR, Caique Agustini, deputados federais e estaduais, representantes de entidades estaduais e da ABERT, Associação Brasileira de Radiodifusão e os principais empresários de Rádio e TV do Estado.

A AERP e o SERT/PR defendem o acesso à informação e entretenimento gratuitos – sem custo, sem internet, com baixíssimo consumo de bateria. O Brasil, seguindo uma tendência mundial, inicia movimentos para que os usuários possam ter acesso ao dial FM nos celulares. Um projeto de lei já foi encaminhado ao congresso, obrigando a inserção e habilitação do chip de FM em todos os celulares fabricados no Brasil.

Dessa forma, mesmo em lugares distantes sem internet, em momentos de calamidades ou em grandes eventos com muitos acessos simultâneos, o usuário terá a garantia da informação. Diferente do sinal de internet onde há limite de acesso aos internautas, o sinal do transmissor do rádio é recebido por um número infinito de receptores.

Entrevista

Confira um trecho da entrevista que o presidente da Aerp, Alexandre Barros, e o presidente do Sert/PR, Caique Agustini, concederam para a Rede Aerp de Notícias. Os presidentes destacam o evento e o excelente momento em que vive o meio rádio.

Confira alguns destaques da programação do Congresso:

 Oscar Schimdt

No dia 28/9, Oscar Schmidt entrará em cena, logo na abertura para compartilhar não apenas a sua experiência de vida, mas, especialmente, os potenciais desenvolvidos no esporte: superação, desempenho, garra, determinação, busca por excelentes resultados, liderança e alta performance. Exemplo de força e superação, ele usará de toda sua irreverência e bom humor para debater uma nova visão sobre liderança, motivação, gestão, treinamento e inteligência emocional.

Especialistas internacionais

Também no dia 28/9, palestrantes internacionais irão discutir as mais modernas tendências em tecnologias em outros países, especialmente nos EUA e na Europa, onde a convivência das novas tecnologias com o rádio acontece há mais tempo. Olhando a realidade do rádio fora do Brasil observamos dados positivos. Nos Estados Unidos, alcança 93% da população. Os faturamentos também são expressivos. Entre eles, estarão presentes Jay Tyler da Wheatstone Corp, Oliver Baumann da Orban para as Américas e John Lackness da Tieline.

Ceos das TVs brasileiras

No dia 29/9, CEOs de TVs compartilham suas vivências e visão estratégica de uma projeção do futuro, abordando temas como o crescimento do conteúdo streaming e da televisão à cabo, a reinvenção do conteúdo e o futuro do negócio do setor de comunicação. Entre eles, estarão presentes Ratinho do Grupo Massa, Mariano Lemanski do Grupo GRPCOM, Leonardo Petrelli do Grupo Ric PR e Joel Malucelli do Grupo J.Malucelli.

Walter Longo

Fechando o evento, no dia 29/9, o presidente do Grupo Abril e um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do Brasil, Walter Longo irá abordar o impacto da revolução tecnológica no relacionamento com o consumidor, apresentando exemplos práticos e surpreendentes de como as empresas e profissionais precisam rever seus paradigmas e estabelecer novas formas de comunicação com o mercado. Walter Longo ficou popularmente conhecido por atuar como conselheiro de Roberto Justus no reality show de negócios “O Aprendiz”.

 SERVIÇO

24º Congresso Paranaense de Radiodifusão e 3º EngeTec Brasil

Abertura Solene / Entrevista Coletiva

Data: 27/09 – quarta-feira

Horário: 20h

Local: Espaço Klaine

Rua Justo Manfron , 1431 – Santa Felicidade

Palestras

Data: 28 a 29 de setembro de 2017

Horário: a partir das 8h15

Local: Hotel Four Points by Sheraton

Programação: https://aerp.org.br/congresso/

Para mais informações: [email protected]

 T: (41) 3252-1700 – falar com Patricia, Karina ou Melissa.