Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rádio vivo e forte: Encontros Regionais mostram como transformar desafios em oportunidades

Por Comunicação. Publicado em 16/06/2018 às 00:00.

Os participantes dos Encontros Regionais em Ponta Grossa e Curitiba retornaram para suas emissoras com diversas informações e sugestões para melhoria de processos, inovações de formatos e novas formas de abordagem para enfrentar desafios do seu cotidiano. Ao todo, 110 radiodifusores e profissionais das emissoras das regiões Centro-Sul e Capital-Litoral acompanharam as palestras promovidas pela Aerp e pelo Sert-PR nos dias 14 e 15 de junho.

Na opinião dos participantes, os encontros foram mais que uma oportunidade de atualização. Mostraram também a importância do rádio como mídia que se mantém forte e competitiva: “Sempre com novidades, assuntos interessantes que nos norteiam na radiodifusão, para também, cada vez mais, mostrar não só para os donos de rádios, mas também para os colaboradores, que o rádio está cada vez mais vivo”, avaliou Silvio Martins, da Rádio Mundi FM, de Ponta Grossa.

Para Afonso Mendes Ereno, da Rádio Litoral Sul FM, de Paranaguá, as dicas sobre redes sociais apontaram novas possibilidade de atuação. “Hoje, conseguimos ter uma noção do que podemos agregar em cada situação e em cada plataforma que podemos trabalhar”, destacou.

A mensagem deixada pelos palestrantes é a de que, para se manter atual e competitiva, a emissora deve inovar em todos os setores da emissora, desde a área comercial até as formas de interação com o ouvinte, que hoje é multiplataforma.

Reconhecimento

Os eventos também foram marcados pelas homenagens aos radiodifusores que contribuíram para o fortalecimento do setor. Em Ponta Grossa, Cezar Telles (Rádio Antena Sul FM/Castro), ex-presidente da Aerp, João Samoel Jensen (Rádio Educadora Uniguaçu/União da Vitória) e Maria Luiza e Nilson de Oliveira (Rádios Mundi, Massa FM e 107 FM / Ponta Grossa), foram lembrados por suas vidas dedicadas ao rádio.

Em Curitiba, o ex-governador Paulo Pimentel, ex-presidente da Aerp, lembrou fatos marcantes de sua trajetória como político e empresário da comunicação e defendeu a importância da democracia para garantir direitos fundamentais, como a liberdade de imprensa. Também foram homenageados os radiodifusores José Francisco Soares Linhares, da Rádio FM Ilha do Mel, de Paranaguá, Leonardo Petrelli, ex-presidente da Aerp e presidente executivo do Grupo Ric Paraná, e Márcio Vilella, ex-presidente da Aerp.

Confira as sonoras com os entrevistados: