Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rádios aprovam experiência com aplicativos financiados pela Abert

Por Comunicação. Publicado em 03/06/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:50.

Radiodifusores que passaram a oferecer programação em smartphones e tablets por meio de aplicativo exclusivo financiado pela Abert elogiam os resultados que têm obtido com o uso da ferramenta. Graças ao Projeto Mobilize-se, iniciativa da entidade em parceria com as associações estaduais de radiodifusão, rádios de todo o país podem adquirir, gratuitamente, um aplicativo personalizado com a sua marca e, assim, passar a atingir ouvintes em dispositivos móveis.

De acordo com o técnico de informática da Rádio São Francisco, Igor Avelar de Almeida, a audiência da emissora mineira aumentou com o uso da ferramenta. “Para nós foi uma maravilha. Muitas pessoas mandam mensagens. Estamos acompanhando o número de ouvintes online, que tem aumentado por causa do aplicativo”, afirma o funcionário da emissora que oferece programação musical há 24 anos à cidade de Montes Claros e mais 20 municípios do estado.

“O aplicativo está causando muita repercussão. As pessoas estão baixando, participando e comentando. É uma ferramenta que integra bastante o ouvinte com a rádio. A experiência está sendo muito proveitosa. Pelo aplicativo, o ouvinte tem mais um meio de comunicação com a rádio, o que até então não era possível”, afirma Danilo de Melo Vaz, coordenador artístico da Rede Serra Dourada FM, com sede em Goiânia (GO). Segundo ele, a emissora usa o aplicativo para as rádios do interior que integram a rede.

Há mais de 20 anos no mercado, a Rádio Super Jovem FM, de Francisco Beltrão (PR), já disponibilizava programação com música e notícias por meio de aplicativo próprio. No entanto, o administrador da emissora, Adir Joel Seleski, explica que preferiu substituí-lo pelo app do Mobilize-se.

“O aplicativo da Abert tem mais ferramentas. A experiência está sendo extremamente positiva. Acreditamos piamente na evolução das formas de se ouvir o rádio. Os aplicativos possibilitam que a rádio atinja lugares e regiões que antes não conseguia chegar pela forma convencional”, declara.

O aplicativo financiado pela Abert no Mobilize-se é o mais completo do mercado: possui chat ilimitado e geolocalizador, permite integração com o público via SMS e redes sociais, e ainda dispõe de espaço para anúncios.

Para ganhar um aplicativo personalizado, a rádio deve se cadastrar no site do Mobilize-se.

As rádios que já oferecem programação na internet também podem aderir ao Mobilize-se, fazendo parte do aplicativo próprio da Abert, o integrador de rádios. O app Abert reúne emissoras de todo o país e oferece ao ouvinte a facilidade de encontrar estações com busca rápida e intuitiva por gênero, estado, cidade, região e geolocalização. As rádios interessadas em fazer parte desse projeto devem preencher um formulário simples, clicando aqui.

Fonte: Abert