Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rede Aerp de Notícias entrevista desembargadora Lenice Bodstein – Justiça pela Paz em Casa

Por Equipe AERP. Publicado em 22/08/2017 às 00:00.

Esta semana o Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais de Justiça estaduais promovem a Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.

A iniciativa conta com a parceria das varas e juizados especializados em violência doméstica e visa ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), com julgamentos concentrados de ações penais relativas à violência de gênero. Mais de 1 milhão de processos relativos à violência doméstica tramitam na Justiça brasileira, atualmente.

A Semana Justiça pela Paz em Casa está na 8ª edição e faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, criada pela Portaria n. 15/2017. Criado em 2015 pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, em parceria com os presidentes dos Tribunais de Justiça, o programa “Justiça pela Paz em Casa” deve ser desenvolvido continuamente, ao longo do ano. No entanto, durante três semanas por ano (março, agosto e novembro) será executado como um esforço concentrado e gerar dados e relatórios das ações para avaliação de resultados.

Confira um trecho da entrevista com a desembargadora Lenice Bodstein, coordenadora estadual da mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A entrevista completa está na Rede Aerp de Notícias.