Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rede AERP de Notícias terá coluna fixa para divulgar ações sociais

Por Comunicação. Publicado em 07/12/2017 às 00:00.

Durante evento que reuniu personalidades femininas de diversas áreas neste dia 06/12, a AERP e o SERT-PR lançaram coluna fixa na Rede AERP de Notícias para divulgar ações sociais voltadas para a defesa dos direitos de crianças, adolescentes e mulheres. Com a iniciativa, a Rede passará a produzir conteúdos socioeducativos sobre esses temas, que serão distribuídos para as emissoras associadas.

O lançamento ocorreu na sede do projeto DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que atende crianças e adolescentes vítimas de violência, e contou com a presença Vice-Governadora Cida Borghetti e da primeira dama do Paraná e Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Também aderiram à iniciativa representantes de instituições do setor produtivo paranaense, órgãos de proteção à criança e ao adolescente e radiodifusoras.

Ao explicar o objetivo da ação, a superintendente da AERP e do SERT-PR, Ticiane Pfeiffer, destacou o papel das instituições no fortalecimento da radiodifusão, assim como a importância da comunicação para o desenvolvimento da sociedade. “Queremos usar toda nossa capilaridade para essas ações sociais e o DEDICA é, hoje, uma das mais importantes que nós temos no Paraná”, ressaltou.

A iniciativa também foi destacada pela Vice-Governadora Cida Borghetti. “O poder das rádios, da televisão, das mídias é de extrema importância para divulgar ações de proteção às crianças e adolescentes e mulheres vítimas de violência”, disse.

O uso da comunicação para levar informações às famílias, atuando como forma de prevenção de novos casos de violência foi apontado como fundamental pela coordenadora do DEDICA, a médica Luci Pfeiffer. “A AERP e o SERT junto com o DEDICA podem abrir essas portas para que possamos falar para um pai, uma mãe, uma grávida, o que é uma criança normal e quais são os sinais de que ela está sofrendo uma violência e como cuidar e mudar essa realidade”, disse.

Para ela, a parceria pode ajudar a transformar realidades. “Hoje, nós temos na mídia o erro, a desgraça, os atos ilegais, e não se fazem muitas coisas para o bem. Essa parceria é para levar o bem para as pessoas”, complementou.


O rádio como aliado

A importância da presença desse tipo de conteúdo nos programas de rádio também foi destacada pelas radiodifusoras que participaram do evento. “É de extrema importância a AERP fazer essa ponte, trazer esse tipo de conteúdo para as rádios”, afirmou Carol Chab, apresentadora da Rádio Mais.

Para Denise Melo, chefe de redação da Rádio Banda B, o rádio é um grande aliado dessas iniciativas. “É fundamental o papel que a gente tem como radialistas, de levar a informação realmente importante para modificar a vida das pessoas dentro de casa e, nesse ponto, o rádio é o grande companheiro”, destacou.


Projeto de referência

Todas as convidadas destacaram a relevância do projeto DEDICA no atendimento às vítimas de violência. Mantido pela Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas (AAHC), o projeto já atendeu mais de 4 mil crianças e adolescentes encaminhados pelo hospital e também por instituições como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Varas de Proteção, de Família e de Crimes na Infância e Adolescência, delegacias especializadas, além de escolas, unidades de saúde e instituições de acolhimento.

Segundo a coordenadora do projeto, a demanda por atendimento é crescente, com cerca de 8 a 12 casos novos por semana. O projeto atende somente casos considerados graves ou gravíssimos.

“O DEDICA atende a criança e o adolescente que sofreu a agressão e também o seu agressor. Pensamos da mesma forma na Secretaria. Se nós não resgatarmos a família como um todo não resgatamos nenhum membro dela”, destacou a Secretária da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa.