Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

São Paulo, Minas Gerais e Paraná ampliam o numero de migrantes AM-FM ativas em FM

Por Comunicação. Publicado em 06/10/2017 às 00:00.

Ponta Grossa e Poços de Caldas mudam completamente após processo de migração AM-FM avançar nessas localidades

O processo de migração das rádios AMs para a faixa FM está avançando pelo Brasil. Nessa primeira etapa a movimentação é das rádios e praças que conseguiram um espaço no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM), situação que tem alterado de forma considerável a composição do espectro FM de regiões importantes. Por exemplo: Poços de Caldas (MG) e Ponta Grossa (PR) passaram por um crescimento considerável na oferta de FMs locais. São Paulo, Minas Gerais e Paraná foram os estados que mais contribuíram para o avanço de migrantes ativas em FM no início de outubro.

Oferta ampliada

A migração AM-FM avançou de forma considerável em várias praças e o portal tudoradio.com destacou dois exemplos. Na paranaense Ponta Grossa o ouvinte passou a contar com a CBN FM 98.1 e com a Massa FM 101.1 (em fase de expectativa), movimentação observada neste início de mês. Antes a cidade já tinha acompanhado as estreias em FM das emissoras Rádio Difusora FM 105.9 e Rádio Clube Pontagrossense FM 94.1, originadas na faixa AM.

Essas emissoras migrantes em Ponta Grossa passam a dividir um dial FM que já contava com rádios como Rádio T FM 99.9, Mundi FM 99.3, Mix FM 94.7, Jovem Pan FM 103.5, Rede Aleluia FM 93.1, Cescage 107 FM 107.7, além das vizinhas MZ FM 90.7 e Antena Sul FM 102.7 (chegam com sinal local na cidade). A cidade ainda contará com a migração AM-FM da Rádio Sant’Ana AM 900, prevista para a próxima semana.

Já Poços de Caldas, cidade localizada no sul de Minas Gerais, completou o seu processo de migração AM-FM. Dia 5 de outubro foi registrada a estreia da Rádio Cultura FM 89.5, migrante AM-FM que se junta a Transamérica Hits FM 90.3 (originada na faixa AM, antiga Rádio Difusora). Essas duas novas FMs passam a dividir espectro com as rádios Jovem Pan FM 90.9, Rádio Libertas FM 99.5, Rede Aleluia FM 96.7, Novo Tempo FM 97.5, além das vizinhas Nativa FM 94.9, Rádio Gospel FM 101.7, Imprensa FM 101.5 e Prata FM 104.9.

O processo em Poços de Caldas influencia vários dials em FM do sul de Minas Gerais e do leste de São Paulo, com destaque para a paulista São João da Boa Vista (SP), que passou a ser coberta de forma local pelas migrantes mineiras. As rádios de Ponta Grossa estão com os seus sistemas irradiantes instalados em um local cuja altitude média é 1600 metros.

Interior Paulista

Só nesse início de outubro o estado de São Paulo passou a contar com migrantes AM-FM nas regiões de Lins (SP), Ribeirão Preto (SP) e Bebedouro (SP). A primeira passou a receber a Alvorada FM 101.7 de Lins (SP) e os arredores de Ribeirão contam com a Club Regional FM 101.1 de Altinópolis. Já a região de Bebedouro contou com a Rádio Princesa FM 91.7 de Monte Azul Paulista (SP), rádio que migrou para o FM no dia 4 de outubro.

Mais Minas e Paraná

A Grande Curitiba também foi influenciada nesta semana pelo processo de migração AM-FM. Cidades próximas à capital paranaense passaram a contar com a Rádio Legendária FM 95.9, migrante sediada na Lapa (PR). Já no noroeste do estado foi percebida a presença da Rádio Guadalupe FM 102.1 de Loanda (PR).

A última migrante AM-FM cadastrada e percebida no dial em FM pela equipe do tudoradio.com foi a Rádio Central FM 101.1 de Monte Alegre de Minas (MG), cidade localizada entre Uberlândia (MG), Ituiutaba (MG) e Itumbiara (GO).

Goiás e Rio Grande do Sul

O tudoradio.com também cadastrou em FM a migrante Rádio Eldorado FM 91.9 de Mineiros (GO), percebida ativa neste início de outubro. Dia 5 de outubro foi captada a Fan! Mix FM 94.7 de Cachoeira do Sul (RS) em várias localidades do interior gaúcho.

Ao todo são 219 migrantes AM ativas em FM. Você pode acompanhar a atualização diária de todo o espectro brasileiro através do Mapa da atualização do tudoradio.com.

 

Fonte: tudoradio.com