Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Plantão Rede Aerp: Sem suprimentos, hospitais do Paraná suspendem cirurgias eletivas e racionam uso de materiais

Por Comunicação. Publicado em 25/05/2018 às 00:00.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, suspendeu as cirurgias eletivas marcadas a partir da tarde desta quinta-feira (24). Segundo a direção da instituição, a medida foi adotada por causa da paralisação dos motoristas de caminhões. Com a entrega de medicamentos e insumos afetada, a unidade suspendeu as cirurgias eletivas para priorizar os atendimentos de urgência e emergência e evitar o desabastecimento de material. O retorno das atividades será feito somente após o reabastecimento dos setores.

O mesmo acontece com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel. As cirurgias eletivas foram desmarcadas e os funcionários foram orientados a racionar itens que não prejudiquem os atendimentos, economizando o possível para que não falte nos próximos dias. O Hospital é ligado à Universidade Estadual Oeste do Paraná, que também suspendeu as atividades acadêmicas a partir desta quinta-feira.

Na região de Curitiba, o Hospital e Maternidade São José, em São José dos Pinhais, recebeu oxigênio para garantir o abastecimento do Hospital e Maternidade por mais uma semana. Com isso, as cirurgias eletivas que tinham sido canceladas vão ser remarcadas a partir de segunda-feira (28). O Hospital Evangélico, a Santa Casa, o Hospital de Clínicas e o Hospital do Trabalhador mantêm as atividades normalmente. Por meio da assessoria de imprensa, a direção técnica do Evangélico afirma que o estoque de medicamentos e suprimentos está em dia pelo menos até a metade da semana que vem.

Confira o boletim da Rede Aerp de Notícias: