Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

SET EXPO: os desafios do rádio e as novas tecnologias em destaque

Por Comunicação. Publicado em 18/08/2017 às 00:00.

O avanço da tecnologia tem revolucionado a forma como as pessoas consomem informação e entretenimento ao redor do mundo, e esse movimento tem impactado diretamente o setor de broadcast e audiovisual. Diante deste cenário de intensas mudanças e constante adaptação, o SET EXPO reúne profissionais vindos de todas as partes do mundo para discutir os desafios enfrentados pelo segmento.

O evento, que acontece dos dias 21 a 24 de agosto, no Pavilhão Vermelho da Expo Center Norte, é o maior encontro de negócios e de tecnologia de produção e distribuição de conteúdo audiovisual da América Latina, e um dos maiores do mundo. Este ano, 15 mil visitantes de diversos países devem passar pela feira para conferir as novidades das 160 empresas expositoras e suas mais de 400 marcas nacionais e internacionais.

Painel – Projeto Radiophone

A AERP estará presente no SET EXPO com o painel O Projeto Radiophone – Promovendo a Ativação do FM nos celulares no Brasil. O presidente da associação, Alexandre Barros, irá apresentar e discutir, na perspectiva brasileira, a ativação dos chips de FM nos celulares, os desafios e as oportunidades.

Além do Projeto Radiophone, o painel irá abordar duas grandes frentes de evolução do rádio: o celular e o carro. “Na medida em que o smartphone é virtualmente o dispositivo universal para consumo de mídia, é estratégico que o rádio esteja presente nele. Ironicamente, a maioria dos celulares possui o chip para recepção de FM, porém, apenas uma minoria tem esta recepção ativada. Tendo notado isto, a NAB começou uma campanha para ativação destes chips”, explica o vice-diretor de Rádio do SET Marco Túlio Nascimento, moderador da mesa.

“Na segunda parte do painel, vamos discutir as perspectivas para o rádio no carro conectado. Os novos sistemas de infotainment oferecem não só o rádio AM/FM como também múltiplas outras opções para consumo de conteúdo de áudio via internet 3G/4G. Entender este ecossistema e como estão evoluindo as plataformas de entretenimento e informação nos carros é, também, absolutamente estratégico”, explica.

Para o presidente da AERP, está equivocado o empresário ou consumidor que acredita que o futuro do rádio está só na internet. “A internet é um importante meio complementar. Mas o futuro do rádio está principalmente no dial, no sinal livre, universal e gratuito”, afirma Barros.

Serviço:

Painel: O Projeto Radiophone – Promovendo a Ativação do FM nos celulares no Brasil.

Moderador: Marco Túlio Nascimento, SET e ZYDigital

Palestrantes: Skip Pizzi, NAB; Alexandre Barros, AERP; Mathias Michael Oeelein, RDC

Data e Horário: 23 de agosto, quarta-feira, das 14h às 15h30

Informações e credenciamento: www.setexpo.com.br