Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sinal digital chegará a todas as capitais brasileiras em 2018

Por Equipe AERP. Publicado em 08/01/2018 às 00:00.

Até o final de 2018, todas as capitais brasileiras terão o sinal de TV 100% digital. Desde o início do processo, em 2016, 200 cidades já desligaram o sinal analógico e 60 milhões de pessoas já recebem o sinal em casa.

Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), além de algumas cidades de São Paulo terão o sinal analógico desligado em 31 de janeiro. Em 85 cidades próximas a Campinas, 19 do Vale do Paraíba, 20 de Ribeirão Preto e 25 de Franca, em São Paulo, o desligamento será gradativo, chegando ao fim no último dia do mês.

No Paraná, o sinal digital chega a Curitiba e outros 26 municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituva, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São Jose dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná.

Em Santa Catarina, o sinal analógico será desligado na capital, Florianópolis, e em outras quatro cidades: São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes.

Também está previsto para o fim de janeiro o desligamento em quase 90 cidades gaúchas, além de Porto Alegre.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo federal, em março, o sinal analógico será desligado em São Luis (MA) e cidades vizinhas.

Em maio, será a vez das cidades das regiões Norte e Nordeste: Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Teresina (PI), Belém (PA) e Manaus (AM).

O sinal digital chegará para os moradores de Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) em novembro.

Kits Digitais

Televisores fabricados após 2012 já estão aptos para receber o novo sinal. As demais televisões deverão ser adequadas com os kits digitais que contêm conversor digital, antena e cabo.

Famílias integrantes de programas do governo federal têm direito a um kit gratuito. Basta retirá-lo nos feirões digitais realizados em cada cidade, por meio de agendamento pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pelo site www.sejadigital.com.br.

A Patrulha Digital, composta por técnicos de emissoras e voluntários do Senai, ajudarão na instalação dos kits nas residências. A visita também deve ser agendada.

Fonte: ABERT