Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sinergia entre os participantes marcou o último Encontro Regional

Por Comunicação. Publicado em 22/09/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:56.

Depois de percorrer todas as regiões do nosso estado, a AERP chega a Guaíra para o último Encontro Regional de 2015.

Foram mais de 200 radiodifusores participantes e outros tantos profissionais do rádio paranaense que tiveram acesso a tendências do meio, conhecimento sobre o nosso mercado, dicas e informações importantes sobre aspectos técnicos e jurídicos. Fora o contato com grandes especialistas e os colegas da região; tudo para mostrar a dimensão do nosso meio e o quanto ainda podemos crescer e inovar!

Foi um excelente dia de muitas ideias e novidades ao pessoal de Guaíra e região. Para Cleudes Spada, diretora da Rádio Cidade AM, foi muito importante a participação de todos. “É fundamental participar. A explanação sobre as questões trabalhistas nos ajudou e esclareceu muitas dúvidas, assim como as demais palestras”.

Excepcional. Essa é a opinião de Jozias de Lima, gerente da Rádio Independência, sobre o encontro. “Estive no encontro de Cascavel e em Guaíra. Os assuntos foram muito interessantes”, explicou.

Marketing

E se você pudesse conversar pessoalmente sobre publicidade com um profissional que já tenha sido diretor de comunicação do Bamerindus e de marketing de O Boticário? E se ele fosse super premiado dentro e fora do Brasil? Mais ainda, e se a gente levasse ele até você?

Isso foi o que a AERP proporcionou aos participantes de cada Encontro Regional de 2015. Profissionais do rádio puderam ter contato direto com Eloi Zanetti: consultor em marketing, comunicação corporativa e vendas; ambientalista, um dos idealizadores da Fundação O Boticário. Autor de vários livros. Agora pela manhã, são os radiodifusores de Guaíra e região que estão tendo esta oportunidade.

Zanetti falou como ninguém sobre as possibilidades do rádio na criação de histórias e envolvimento com os ouvintes. Uma de nossas características únicas, que nos torna um meio fiel à tradição e, ao mesmo tempo, parceiro da inovação.

Top 10

Todos os radiodifusores que participaram dos Encontros Regionais puderam se reunir para, juntos, discutirem o mercado da comunicação. A iniciativa de levar a Top 10 a todos os encontros é uma proposição da Aerp, que vem incentivando o rádio paranaense a ser mais colaborativo e assim compartilhar desafios e ideias.

Em Guaíra não foi diferente. Entre os principais assuntos debatidos durante a Top 10, o atual momento econômico, o novo perfil do consumidor brasileiro e os aportes cada vez maiores para os meios digitais. Todos puderam repensar muitas de suas práticas comerciais.

Para Márcio Villela, presidente da Aerp, não foi fácil conciliar as diferenças entre as empresas e o histórico desgastado de competição. “Mas conseguimos, porque apenas com colaboratividade, atenção aos diferentes pontos de vista e foco em resultados conjuntos é que manteremos e ampliaremos nossa força”, ressaltou o presidente.

Também no período da tarde, o papel e a atuação do Sindicato no apoio a emissoras de rádio e TV foram os temas apresentados pelo presidente do Sert/PR, Caique Agustini.

Interação

A representação jurídica viabilizada pela Aerp e pelo Sert/PR diretamente em Brasília também provocou bastante interação entre os participantes de todos os Encontros Regionais realizados ao longo deste ano.

Junto com o engenheiro Elias Augustinho, o advogado responsável pela Assessoria Jurídica dos radiodifusores paranaenses na capital federal, Rodolfo Machado Moura, debateu com os profissionais de Guaíra importantes questões sobre o funcionamento legal das emissoras e uma das principais preocupações do meio que é o processo de adaptação de outorga de AM para FM.

Clique aqui e confira as fotos do Encontro Regional de Guaíra.