Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Troca de experiências e muita informação nos Encontros Regionais de Curitiba e Ponta Grossa

Por Comunicação. Publicado em 17/06/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:07.

Os primeiros encontros de 2016 debateram os desafios e o futuro da radiodifusão.

O primeiro Encontro Regional, realizado dia 16 de junho em Curitiba, foi marcado pelo debate, troca de ideias, experiências e pela análise dos desafios enfrentados no dia a dia dos radiodifusores.  A iniciativa é uma parceria entre a Aerp e o Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Sert).

Para o presidente da Aerp, Alexandre Barros, o objetivo dos encontros é provocar discussões e, principalmente, reflexões sobre o futuro da radiodifusão. “Buscamos as informações mais relevantes para perto dos radiodifusores. Temos que apagar a ideia de crise e entender melhor os negócios e oportunidades do rádio”, explica.

Já para o presidente do Sert/PR, Caique Agustini, a oportunidade de trocar experiências, estreitar laços e criar mais sinergia entre parceiros de uma mesma região territorial é o grande diferencial dos Encontros. “Precisamos começar a olhar nosso negócio de radiodifusão com olhos para o futuro, planejando com seriedade o que queremos executar daqui a dois, cinco anos”, ressaltou.

O evento contou com a participação do Secretário de Comunicação Social do Governo do Paraná, Márcio Villela, que citou a evolução do Paraná para a posição de quarta maior economia do País e ressaltou a importância do rádio na divulgação de conquistas, como essa. “É um veículo de alta capilaridade, democrático, que chega a todas as áreas do Paraná”, disse ele. “O Governo do Estado tem que estar ao lado do setor neste momento de transição, de modernização”, afirmou, referindo-se à possibilidade de mudança das emissoras AM para FM. “Isso representa a revitalização do setor em todos os sentidos”.

Incentivo

No painel “Os Incentivos para um novo Rádio no Paraná – Elson Teixeira, representante da Fomento Paraná, falou sobre a linha de crédito que será disponibilizada para os radiodifusores migrarem do AM para FM. “É uma mudança grande, tanto para o empresário quanto para o ouvinte. O som FM é muito superior e o fato de todas as emissores estarem no mesmo seletor fica muito mais fácil”, comentou o presidente da AERP, Alexandre Barros.

Eleições 2016

Durante o Encontro, os radiodifusores ainda puderam conhecer melhor as novas regras para as Eleições deste ano.

O Dr. Rodofo Machado Moura, representante jurídico Aerp|Sert-PR, trouxe de forma bastante didática e simples como deve ser o comportamento legal das emissoras de rádio durante o período eleitoral.

Para Alexandre Barros, é essencial informar o radiodifusor de uma maneira mais direta e pessoal. “A lei que trata das campanhas eleitorais da rádio e da TV mudou este ano. É preciso divulgar essas informações para proteger o radiodifusor e fazer com que ele cumpra a lei, sem correr o risco de ser penalizado pela justiça eleitoral”, explicou.

Novos Desafios

Uma mesa redonda fechou o primeiro Encontro Regional de Curitiba. Com o tema “Os desafios e as perspectivas para o futuro da radiodifusão”, os participantes puderam trocar ideias e experiências, além de discutir as mudanças que estão ocorrendo no meio rádio.

Para o presidente do Sert/PR, Caique Agustini, é preciso estar atendo as novas gerações. “Eles estão cheios de ideias, lançando coisas na internet o tempo todo. O rádio, na maior parte das vezes, já ofereceu esta criatividade, sendo rádio. Sempre foi pioneiro, sempre fez diferente, e esta é a grande vantagem deste veículo”, ressaltou.

Para o diretor de comunicação da Aerp e diretor executivo da Massa FM, Luiz Benite, é fundamental defender o diferencial da rádio. “Não importa se está em primeiro ou segundo lugar, o que importa é estar em destaque no público que você deseja atingir”, explicou.

Fonte: Assessoria Aerp

curitiba a curitiba b curitiba c curitiba d curitiba e
curitiba g
curitiba h curitiba i curitiba j