Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

União Internacional de Telecomunicações apoia ativação dos chips de FM nos celulares

Por Comunicação. Publicado em 26/05/2017 às 00:00.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) publicou um documento de apoio à ativação dos chips de FM nos celulares. Proposto pela North American Broadcasters Association (NABA), o documento expressa apoio institucional, mas não tem caráter de padronização ou de regulamentação.

Segundo o documento, “os cidadãos do mundo iriam se beneficiar se os fabricantes de celulares, tablets e dispositivos similares, assim como os provedores de serviço relacionados, incluíssem e ativassem recursos de recepção de rádio em seus produtos, acompanhados dos aplicativos apropriados para facilitar a sintonia das emissoras”.

A NABA reúne radiodifusores dos EUA, Canadá e México. O México, recentemente, aprovou uma lei obrigando os fabricates de celular a ativar os chips de FM. Nos EUA, a Emmis Communications, proprietária do NextRadio, lidera um forte lobby a favor da ativação dos chips de FM nos celulares. No Canadá, radiodifusores se associaram para defender a ativação e estão recebendo o apoio de políticos – na última semana, o prefeito de Toronto aderiu à campanha e anunciou que deverá fazer, nos próximos dias, uma moção de apoio para que as companhias de telecom ativem os chips.

Fonte: Radio Magazine / Inside Radio