Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

VEVO procura AERP para esclarecer mal-entendido

Por Comunicação. Publicado em 28/08/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:55.

A Communication Coordinator da VEVO no Brasil, Fátima Scudeler, fez contato com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) no intuito de esclarecer um suposto mal-entendido da empresa com as rádios do Paraná.

O caso a que se refere a executiva trata sobre considerações defendidas pela Associação acerca de posicionamento assumido pela diretora-geral de operações da Vevo no Brasil, Fátima Pissarra, em matéria veiculada pelo jornal Meio&Mensagem (edição de 25 de maio de 2015). Entre outros apontamentos, emissoras paranaenses reforçam que “ao tempo em que respeitamos a diversidade de opiniões e estratégias comerciais, acreditamos que o atual momento da mídia brasileira – e mesmo mundial – pressupõe algo muito além de processos ou conceitos antigos. A rivalidade entre os meios já não se aplica mais. Não se trata de ser ‘muito rádio e TV’. Temos a convicção de que o mercado brasileiro entende que a publicidade hoje, assim como a comunicação, tem de ser multiplataforma, multiconteudista e multidimensional”.

Em argumentação sobre a citação feita ao jornal – “’usamos o Luan como benchmark para mostrar que não tem mais isso de que música de trabalho é na rádio, tem de ter liberdade para subir conteúdos. Trabalhamos na potencialização do digital’, destaca. Para ela, mesmo com o avanço do digital, os artistas nacionais ainda são presos ao processo antigo de música de trabalho, música que tem de estar no vídeo clipe, música da rádio etc. ‘É uma tendência antiga…’” – a carta-resposta redigida pela VEVO à Aerp diz que o intuito da afirmação da diretora-geral “foi justamente mostrar que, além dos meios tradicionais, hoje, o meio digital, oferece alternativas que ajudam a potencializar a divulgação dos trabalhos. Ou seja, os meios se complementam. Inclusive Pissarra reforça na entrevista ‘A penetração digital ainda é muito baixa'”.

Com essa ideia melhor explicitada no contato direto feito pela VEVO com a Aerp, a empresa e a entidade se colocam em sintonia com os conceitos mais atuais desenvolvidos pela comunicação no mundo. Como a Associação ressalta em seu manifesto, “deixemos de lado conceito antigo, entendendo que o respeito, a integração, o compartilhamento e a criatividade fazem parte de nosso meio. Seja ele qual for, esteja onde estiver, sempre”.

Confira abaixo a íntegra da carta-resposta da VEVO à Aerp.

 

Carta Resposta à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ref.: Post realizado no portal AERP em 13.08.2015.

Prezados Senhores:

Serve a presente Carta Resposta, para manifestar o posicionamento da VEVO e seus colaboradores, acerca do post em epígrafe, realizado em nome da AERP.

Inicialmente cabe-nos esclarecer que, a carta contendo a manifestação desta respeitável Associação, que teria sido encaminhada à Diretora Geral da VEVO no Brasil, Sra. Fátima Pissarra, conforme mencionado no post em questão, não foi recebida pela mesma ou por qualquer colaborador da VEVO até o presente momento. Mesmo considerando tal fato, passamos à manifestação acerca do conteúdo do post, conforme abaixo.

Ressaltamos inicialmente que, houve uma interpretação equivocada das afirmações contidas no depoimento em questão, pois, em momento algum, a Sra. Fátima Pissarra afirmou que o crescimento do mercado digital de música, seja em detrimento dos meios já consolidados de divulgação do mercado da música, tais como o rádio e a televisão. O intuito de sua afirmação foi justamente mostrar que, além dos meios tradicionais, hoje, o meio digital, oferece alternativas que ajudam a potencializar a divulgação dos trabalhos. Ou seja, os meios se complementam. Inclusive Pissarra reforça na entrevista “A penetração digital ainda é muito baixa”.

A VEVO tanto acredita e fortalece o potencial de divulgação das Rádios, que possui parcerias de grande sucesso com veículos de rádio no Brasil.

Esclarecemos ainda, que a matéria “Seguindo a Trilha” do jornal “Meio & Mensagem”, publicada no dia 25.05.2015, trata especificamente sobre o crescimento do mercado digital, o que pode ser verificado, logo no seu subtítulo “Mercado fonográfico finalmente acorda para a força do digital em seus lançamentos”.

Na matéria objeto do post em questão, há outros profissionais do ramo da música que, em seus respectivos depoimentos, corroboraram com a ideia central do depoimento concedido pela Sra. Fátima, ou seja, de que as plataformas digitais, são uma nova alternativa de divulgação do trabalho dos artistas, compartilhando inclusive o exemplo do artista Luan Santana como benchmark de sucesso da divulgação de seu trabalho também no meio digital, sem, contudo, minimizar a grande importância do veículo rádio, não só no Brasil, como em todo o mundo.

Tendo sido esclarecido o mal entendido, prezaríamos pela divulgação de nosso posicionamento na página do portal da AERP, para que todos tenham ciência do verdadeiro intuito do depoimento prestado em nome da VEVO do Brasil.

Atenciosamente,

Fátima Scudeler – Communication Coordinator

 

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