Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Você já pensou nisso?

Por Equipe AERP. Publicado em 23/08/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:14.

Além de todo entretenimento e informação que são geradas pelo meio rádio, o veículo é de grande valia em campanhas como a do zika vírus, onde pode ajudar a combater o mosquito, uma vez que é o principal meio de comunicação em todo o Brasil, inclusive na Amazônia. Com informações corretas e linguagem clara, o meio é eficiente e facilita o acesso de todos à informação verdadeira, em tempo real.

A importância do rádio é tão grande que a ONU tem como tema deste ano “O rádio em situações de emergência e desastre”, ressaltando que o veículo é o único que se mantém ativo mesmo diante de conflitos ou desastres ambientais, sendo um verdadeiro salvador de vidas. Alertas podem ser transmitidos via rádio, sem a necessidade de internet e até mesmo de luz, pois ainda existem muitos rádios a pilha que são grandes fontes de informação em meio a estados de sítio.

Para a Unesco, que também se manifestou sobre o tema, o rádio é um meio acessível e disponível em todas as partes, e que oferece reportagem e cobertura em tempo real dos acontecimentos com a participação dos ouvintes, o que o faz ser o principal veículo para prevenção de acidentes de maior porte.

 

Fonte Rádio ONU