Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

“A expectativa é ter um time de qualidade que se traduza em sucesso de audiência”

Por Comunicação. Publicado em 21/10/2021 às 11:25.

O empresário Amarildo Lopes Santos é o novo franqueado da CBN Curitiba. Há 27 anos, o radiodifusor está à frente da CBN de Londrina 100.9 FM, sendo o primeiro afiliado do grupo no Estado e o segundo no Brasil. Com a mudança, a CBN Curitiba passará a ocupar, a partir do próximo mês, a frequência 95.1 que hoje é da Light FM, emissora que será extinta para dar lugar ao novo sinal da CBN da capital. Na entrevista, o empresário falou sobre essa mudança de mercado, suas expectativas e sobre a equipe CBN de jornalismo.

Por Fernanda Nardo


Você está saindo de outra cidade e assumindo a concessão da CBN na capital, uma mudança significativa de mercado, qual será a estratégia?

Eu já morei em Curitiba dos anos de 1998 a 2011, quando fui parceiro da Rádio Clube Paranaense, e comandava uma equipe esportiva. Também trabalho na capital semanalmente, então, eu conheço o mercado de Curitiba. Estarei mudando de forma definitiva para capital e assumindo essa parceria com a Rede CBN de Curitiba, com isso, a minha expectativa é montar um time de qualidade, que a CBN já tem na realidade, ir para o mercado e tentar fazer com que tenhamos sucesso, tanto em audiência quanto financeiro.

Aproveitando o gancho, existe a possibilidade de recontratação dos funcionários da CBN Curitiba ou você pretende entrar com um time novo?

O que aconteceu na CBN Curitiba até agora eu não sei. Eu não vejo nenhum problema em continuar com a equipe que já está na CBN hoje, eu percebo que seria até melhor, esses profissionais já conhecem como funciona a casa, a filosofia do Sistema Globo de Rádio, eles têm uma grande experiência. Pra mim, seria muito difícil montar uma nova equipe e começar do zero. Por isso, toda a equipe será aproveitada.

Haverá mudança em relação ao posicionamento da Rádio CBN Curitiba, o que as pessoas podem esperar?

Todas as CBNs têm a mesma linha no Brasil, são comandadas pelo Sistema Globo de Rádio, ou seja, têm um manual a ser seguido, inclusive, quando o assunto é referente à qualidade dos profissionais que fazem parte do time. Por esse motivo, todos os colaboradores da CBN, sejam de Curitiba, Londrina ou do Rio de Janeiro, têm a mesma linguagem, são bons profissionais. Estamos começando uma conversa com os profissionais de Curitiba, eu vejo que a qualidade do trabalho deles é muito boa, senão eles não estariam na CBN. Por isso, eu gostaria de reforçar que nós gostaríamos muito de manter a equipe, a menos que eles não queiram.

Com a aquisição da afiliada na capital também haverá mudança na frequência?

Sim. A CBN sai da frequência 90.1 FM para 95.1 FM, que hoje é a Light FM, que deixa de existir e abrindo espaço para o novo sinal da CBN Curitiba. Já o que acontecerá com o sinal 90.1 eu não sei. Até porque ele pertence ao grupo que está fazendo a gestão da CBN hoje, e realmente eu não faço ideia quais são os planos desse grupo.

Desde que acabou a Rádio Estação Primeira, em 1995, a CBN Curitiba está no ar. São 26 anos ocupando a frequência 90.1 FM. Com essa mudança de faixa, não pode haver um estranhamento dos ouvintes e uma queda na audiência?

Eu não acredito que isso irá acontecer. Eu vivi essa experiência em Londrina. Na ocasião, eu tinha uma rádio que tocava CBN 93.5 e quando uma rádio nossa migrou para 100.9, as pessoas acompanharam da mesma forma. Quando o ouvinte é fiel a uma determinada programação, ele gosta do conteúdo, é natural que se perca por alguns minutos, mas sempre acaba encontrando a rádio em outra frequência. Além disso, teremos campanhas nas redes sociais e em outros meios, para divulgar o novo sinal da CBN Curitiba.


Band News Curitiba em 96.3 e 90.1

A reportagem conversou também com a assessoria de imprensa do grupo J.Malucelli, que até então era responsável pela CBN Curitiba no dial 90.1. A assessoria revelou que o prefixo continua com o grupo e que a princípio ele deve ser utilizado para retransmitir a programação da Band News FM Curitiba, que também está sob a responsabilidade do grupo J.Malucelli. Dessa forma, além do 96.3, a Band News também poderá ser transmitida pelo prefixo 90.1.