Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Avança projeto de relacionamento da Imprensa Regional com Brasília

Por Comunicação. Publicado em 22/05/2020 às 12:48.

Encontro virtual debateu o tema com secretário de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajngarten

Representantes da Mídia Regional do Sul do Brasil formada por líderes de entidades do segmento da comunicação do Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram nesta quarta-feira (21), por meio de encontro virtual, com o secretário Especial de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajngarten.

O encontro teve o objetivo de discutir o projeto de criação de estrutura da Imprensa Regional, uma rede de distribuição de conteúdo produzido em Brasília para emissoras regionais de Rádio, TV e outros veículos de todo o Brasil. A ideia é democratizar o acesso à informação e fontes oficiais, por meio da presença de equipes de reportagem sediadas na capital federal, com a missão de cobrir o dia a dia do Governo Federal e dos demais poderes, produzindo reportagens exclusivamente para veículos da Mídia Regional, que hoje não tem condições financeiras de manter equipes de jornalismo em Brasília.

A reunião foi um desdobramento do encontro realizado em Brasília, no dia 11 de fevereiro deste ano, quando representantes da Mídia Regional de vários estados de todo o Brasil apresentaram ao chefe da SECOM uma defesa do segmento para o desenvolvimento social e econômico do país.

O projeto é coordenado pelo GSUL, grupo das entidades de radiodifusão do sul do Brasil, mas que terá entidades de outros estados do país que se reuniram em 11/02 . O GSUL é liderado pelo empresário e ex-presidente da Acaert, Marcello Corrêa Petrelli, que explica a ideia do projeto. “Hoje as informações que acontecem em Brasília são divulgadas apenas por veículos de comunicação nacional. Como manter equipes de jornalismo na capital federal é caro e inacessível para empresas de comunicação regional, estamos criando esta união para permitir que a rádio e a TV regional também tenham seus jornalistas em Brasília, produzindo conteúdo independente e focados com a visão do cidadão em cada município do Brasil” .

PRESENÇA

Além Fábio Wajngarten, participaram do encontro virtual representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, mas uma nova reunião deve reunir líderes de outras partes do Brasil. O encontro contou com o presidente da ACAERT, Silvano Silva, da AERP, Michel Micheletto, da AGERT, Roberto Cervo Melão, a presidente do SINDIRÁDIO, Christina Gadret, além do coordenador do G-Sul, Marcello Corrêa Petrelli e do ex-presidente da ACAERT, Ranieri Bertoli.

Fonte: Acaert