Câmara dos Deputados presta homenagem aos 50 anos da Aerp

A Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), nesta quinta-feira (06) foi homenageada pela Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), pelos seus 50 anos de serviços prestados à radiodifusão paranaense. A proposta foi do presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, o deputado federal, Julio Cesar Ribeiro.
A Sessão Solene de Homenagem aos 50 anos da Aerp contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; do presidente-executivo da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Cristiano Lobato Flores; do presidente da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), Marcio Novaes; do presidente da Anatel Carlos Baigorri (Agência Nacional de Telecomunicações); do presidente do Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Paraná), Ivaldir Peracchi, entre outras autoridades representantes do setor da radiodifusão.
Em sua fala de abertura, o deputado Julio Cesar, relembrou a fundação da Aerp e a visão de futuro dos radiodifusores que já compreendiam o papel essencial do rádio e da televisão para a sociedade. “Celebrar os 50 anos da Aerp é celebrar o poder transformador do rádio e da televisão que informam, conectam e emocionam milhões de pessoas todos os dias. A radiodifusão tem um papel essencial porque acompanha o desenvolvimento da sociedade, leva informação confiável e oferece entretenimento de qualidade. Poucos meios de comunicação têm presença tão constante no dia a dia das pessoas quanto o rádio e a televisão”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Aerp, Rodrigo Martinez agradeceu pelo reconhecimento dado à entidade e reforçou o compromisso da associação com a radiodifusão ética e democrática. “Em nome da Aerp, expresso a gratidão ao deputado Julio Cesar pela proposição desta homenagem, que reconhece não só a história da Aerp, mas o papel essencial da radiodifusão como instrumento de cidadania, informação e integração social. Agradeço também todas as entidades aqui presentes, que com dedicação e diálogo ajudam a construir um setor mais forte, moderno e representativo. Sem o trabalho e a parceria de cada um de vocês, não teríamos alcançado tantas conquistas ao longo de tantas décadas”, afirmou.
Martinez também destacou o papel da solenidade como inspiração para o futuro do setor. “Que este momento nos estimule a seguir defendendo a radiodifusão séria, ética, gratuita, como um patrimônio do Brasil e como um espaço essencial para democracia, cultura e desenvolvimento da sociedade”, destacou.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Aerp para o fortalecimento das emissoras do Paraná. “A atuação da Associação nesses 50 anos de existência tem sido fundamental para o fortalecimento do setor no Paraná e com grande fluência na região sul do país. O Ministério de Comunicações a reconhece como importante parceira institucional. Ela é uma entidade que colabora de forma técnica, respeitosa e ativa com o governo do Brasil, ajudando na construção de soluções para o fortalecimento de um setor mais democrático e conectado com as necessidades do país”, destacou.
O ministro também pontuou os avanços do setor. “A implantação da TV 3.0 vai posicionar o Brasil na vanguarda da televisão aberta. Seremos o primeiro país da América Latina a adotar o novo padrão, com mais qualidade de som, imagem, recursos de acessibilidade, interatividade e conexão com serviços públicos. Esse salto tecnológico só será possível porque o processo foi conduzido com base técnica, participação ampla e diálogo permanente com o setor. A Aerp esteve presente em todas as etapas, colaborando com conteúdo, análise e construção de consenso. É uma atuação que faz a diferença, porque políticas públicas eficientes se constroem com escuta, responsabilidade e compromisso”.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, reforçou a relevância da radiodifusão no combate à desinformação. “Não há nada tão simbólico para demonstrar a força do rádio e da televisão do que estarmos hoje aqui na Câmara dos Deputados, na Casa do Povo, falando da importância desse serviço essencial, que leva informação para o nosso povo, especialmente neste momento em que vivemos, atingidos por tanta desinformação, tanta fake news. Temos a certeza de que a radiodifusão garante a cada homem e mulher deste país o acesso a uma fonte de informação segura, com notícias e entretenimento”, afirmou.
A união do setor foi destaque na fala do presidente da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), Marcio Novaes. “Estamos hoje aqui para comemorar os 50 anos da Aerp, de maneira oficial nesta casa, que é a casa onde os debates acontecem e onde a democracia é praticada e onde nós, na maioria das vezes, buscamos alcançar os nossos objetivos. A presença de todos demonstra bem a união do rádio e da televisão, a força, o carinho e o respeito que nós radiodifusores temos uns pelos outros. Essa força vem exatamente dessa união”, completou.
Novaes também aproveitou sua fala para pedir o apoio do Ministério das Comunicações e da Anatel para o avanço da nova TV 3.0. “Fica aqui mais uma vez o pedido de apoio para que a gente avance da melhor e mais rápida maneira possível com a TV 3.0, adiantando, avançando e fazendo ela acontecer com a qualidade e o conteúdo que sempre teve nos 75 anos de vida da televisão brasileira. Poucas empresas chegam a esse tempo de vida, principalmente entregando um serviço gratuito. Isso demonstra exatamente nossa força e tudo aquilo que nós somos e construímos até hoje”, disse.
O presidente-executivo da Abert, Cristiano Lobato Flores, lembrou que a Aerp nasceu em um período de restrições políticas e já nasceu com vocação democrática. “Posso dizer que a Aerp nasceu ambiciosa porque foi fundada durante o regime militar com a função de ampliar as liberdades de pensamento, informação e programação. Ou seja, a Aerp já nasceu democrática”. Ele também deu sua visão sobre o papel que a entidade desempenha hoje no setor. “Afirmo com segurança que a Aerp se consolidou como uma das entidades mais organizadas e atuantes do Brasil, referência na defesa da radiodifusão e no estímulo à inovação. Com liderança, equilíbrio e diálogo, tem contribuído junto à Abert para a construção de políticas públicas que fortaleçam a comunicação livre, responsável e comprometida com o interesse público”.
A parceria construída ao longo do tempo foi destaque na fala do presidente do Sert-PR, Ivaldir Peracchi. “Desde sua fundação, a Aerp tem sido um símbolo de união e representatividade. Juntas, a Aerp e o Sert-PR formam uma parceria sólida que há décadas defende os interesses do rádio e da televisão com responsabilidade, diálogo e visão do futuro. Nesse período, vimos a radiodifusão evoluir e seguimos firmes nos adaptando, inovando e mantendo o mesmo propósito: levar informação, cultura e serviços públicos a todos os paranaenses. Desejamos que os próximos 50 anos sejam ainda de mais união, evolução e conquista para a radiodifusão paranaense e brasileira. Contém sempre com o nosso apoio”, concluiu.
A homenagem na Câmara dos Deputados reafirmou o protagonismo da Aerp na história da radiodifusão brasileira. Em cinco décadas de atuação, a entidade consolidou-se como referência de união, diálogo e inovação, representando com excelência as emissoras do Paraná e contribuindo para o fortalecimento da comunicação em todo o país.
Para assistir a Sessão Solene em Homenagem aos 50 anos da Aerp na íntegra, clique abaixo: