Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Consumo de rádio online cresce 186%, aponta Kantar IBOPE

Por Redação. Publicado em 20/04/2022 às 15:55.

Estudo da Kantar IBOPE Media mostra aumento no consumo do formato entre 2019 e 2021


Da redação, com informações da Kantar IBOPE Media

O consumo de rádio online cresceu 186% entre 2019 e 2021. É o que aponta nova pesquisa divulgada pela Kantar IBOPE Media, O material “Rádio online: O som do novo” está na edição de abril do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa.

Outro ponto interessante que aparece no estudo é que 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio online mudou o jeito de consumi-lo. Com a adaptação do rádio para vários meios permite que o ouvinte possa ouvir rádio em formatos diferentes, de acordo com a sua rotina. Hoje, 46% dos brasileiros ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas, modalidades.

Na hora de consumir rádio online, os brasileiros preferem utilizar smartphones ou tablets (57%). Mas também há espaço para desktops e notebooks (35%) e outros aparelhos (14%). Em relação ao perfil, entre os ouvintes de rádio digital, 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil e pelo menos 71% deles gostam de se manter informados sobre notícias da área tecnológica.

Rádio x podcast

Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Para a Kantar, a preferência por esses temas faz com que haja espaço tanto para canais exclusivos como para veículos de imprensa, o que inclui as tradicionais emissoras de rádio.