Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Histórias conectam as pessoas

Por Comunicação. Publicado em 31/07/2020 às 09:35.

Algumas empresas institucionalizaram o storytelling, a arte de contar histórias, como prática gerencial, fazendo com que seu uso agregue valor em diversas atividades como na comunicação corporativa, propaganda e gestão de pessoas. Na Nike, por exemplo, todos os altos executivos são designados “contadores de histórias corporativas”. Já a P&G contratou diretores de Hollywood para ensinar técnicas para seus executivos.

Contar histórias é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada, além de ajudar na contextualização dos desafios, metas e objetivos, como explica Ney Braga Alves, presidente da ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). “É uma forma que ajuda a equipe a entender melhor as razões e os porquês de cada tarefa a ser executada, tornando o trabalho mais interessante e envolvente”.

Ainda de acordo com Ney, quando a equipe não entende as reais motivações de uma tarefa, torna-se apenas “cumpridora de tarefa”. “O storytelling ajuda-nos a enxergar as razões de cada meta, forma de trabalho e processo. Com isso, conseguimos enxergar a floresta toda e não apenas a árvore. Ou seja, enxergamos o objetivo além da tarefa”.

Lições

Contar histórias  é a arte e a ciência de transmitir contexto, desafios, oportunidades e resultados. O americano Spike Lee, diretor dos filmes “Faça a coisa certa”, “Malcolm X” e “O verão de Sam”, compartilhou sua experiência e conhecimento na arte de fazer filmes em um curso online. Em entrevista ao Portal Inc., compartilhou três dicas: pesquise, crie a história e faça o trabalho.

  • Pesquise – Lee é um pesquisador meticuloso. Antes de criar um filme, ele passa muito tempo mergulhando no contexto de seu tópico: ele lê livros e artigos; ouve a música daquela época ou contexto que ele está estudando e analisa trabalhos relacionados, incluindo filmes e documentários que outros podem ter feito sobre o assunto. “Sem pesquisa, sua história provavelmente será unilateral”, diz Lee.
  • Crie a história – Contar histórias é criar uma conexão emocional com o público. No mundo dos negócios, normalmente precisamos relatar dados, desempenho comercial ou mudança organizacional. Scott Berinato, editor sênior da Harvard Business Review, diz que contar histórias com dados não é sobre slides e números do PowerPoint, mas sobre configuração, conflito e resolução. Como exemplo, ele usa o seguinte enredo básico para explicar esses três termos: 1) A instalação é a situação atual: Charlie Brown corre para a bola. 2) Conflito é um acontecimento inesperado: Lucy pega a bola no último minuto. 3) Resolução é o resultado: Charlie Brown está chateado. Portanto, a instalação é a situação ou o contexto atual. O conflito é o desafio que enfrentamos e a resolução é como reagimos à situação de conflito. Existem muitas maneiras de criar uma história para criar um envolvimento emocional com seu público.
  • Faça o trabalho – “Não há desvios: é preciso fazer o trabalho”, diz Lee. No caso dele, isso significa escrever o script, que tem cerca de 120 páginas. Lee divide a tarefa em um produto menos intimidador de duas a três páginas por dia. Criar algo do nada requer trabalho – foco, organização e dedicação nas horas para escrever. Em um contexto de negócios,  não há atalhos. Você precisa trabalhar para criar uma história relevante e estabelecer uma conexão emocional com seu público, seja sua equipe, sua liderança, seus stakeholders ou, é claro, seus clientes. Trabalhe para definir a grande ideia e, em seguida, monte os dados de suporte para criar a história.